COP30

Encontro na embaixada da Finlândia aborda a COP 30 e a tecnologia na gestão ambiental

A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, juntamente com uma comitiva de representantes de grandes empresas globais, reuniu-se terça-feira (30/01/24) com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida. O encontro teve como foco discutir o apoio e as oportunidades de investimentos estratégicos para a gestão ambiental do Pará, com ênfase na COP 30, programada para ocorrer na capital paraense em 2025.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão, e a Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda. O diálogo abordou as possíveis oportunidades decorrentes da parceria entre o Pará e a Finlândia, com destaque para a área de tecnologia.

O secretário Mauro O’de Almeida expressou o interesse do estado em ampliar investimentos com parceiros estratégicos, destacando o espaço conquistado internacionalmente, tanto devido à COP 30 quanto à inovação nas políticas ambientais. Ele ressaltou a busca por investimentos, especialmente no manejo florestal sustentável.

O Pará já utiliza o sistema starlink em seus veículos de fiscalização ambiental, proporcionando internet de alta potência via satélite em regiões remotas. O secretário mencionou o objetivo de incorporar mais tecnologia nessa atividade e enfatizou a importância do contato com a Finlândia e as empresas presentes, focadas em transformação digital e apoio tecnológico.

A embaixadora Johanna Karanko salientou que a cooperação pode facilitar a conexão entre o Pará e as empresas, especialmente no que diz respeito ao manejo florestal, considerando que muitos finlandeses são proprietários de florestas, com destaque para mulheres.

Durante a reunião, a embaixadora informou que o Brasil sediará o World Circular Economy Forum em 2025, marcando a primeira vez que o evento internacional ocorrerá na América Latina.

O representante da Nokia no Brasil, Rodrigo Michel, expressou o interesse da corporação em otimizar a eficiência nos projetos de transformação digital, oferecendo apoio e suporte tecnológico ao Pará. Ele ressaltou a intenção de conectar interesses e estratégias para que a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) possa tomar decisões mais eficientes com base na tecnologia disponível.

News

Recent Posts

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA O Presidente da COOPERATIVA DOS TAXISTAS DA DUQUE DE CAXIAS - COOPERDUQUE,…

9 minutos ago

Como tirar gordura do exaustor sem desmontar nada

Se você cozinha com frequência, já deve ter notado que, com o tempo, o exaustor…

9 horas ago

Comitê do governo com exportadores vai discutir tarifa dos EUA

Um comitê de trabalho interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se…

21 horas ago

Vila da Barca recebe mais de 7 bilhões em investimento de saneamento

A Prefeitura de Belém celebrou, junto ao Governo do Pará, o lançamento do plano de investimentos…

22 horas ago

Dicas práticas para enfrentar o calor com Saúde e Bem-Estar

Quem mora na região Norte sabe que o calor intenso faz parte da rotina, as…

1 dia ago

Casca de ovo com limão remove ferrugem da panela em segundos

Foi num sábado de limpeza que redescobri uma velha panela de ferro no fundo do…

1 dia ago

This website uses cookies.