Geral

Discussão sobre Mercado de Carbono e COP 30 Reúne Espanha e Pará

 

Nesta terça-feira, 23, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, Carlos Cuerpo, se reuniram para discutir as relações bilaterais entre os governos. O encontro, realizado no Palácio dos Despachos em Belém, abordou ações para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia paraense.

Entre os principais temas discutidos estavam bioeconomia, desenvolvimento sustentável, mercado de crédito de carbono e a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025 em Belém.

“Reduzimos os índices históricos de desmatamento, o que permite ao Brasil alterar seu cenário de emissões. Isso nos ajuda a cumprir nossas metas de redução de emissão e a criar um estoque de carbono para comercialização. Estimamos ter 156 milhões de toneladas disponíveis para comercialização até 2026, representando uma nova economia para o Estado. Esse sistema judicial redistribui recursos para comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, agricultura familiar e produtores rurais, além do Estado”, afirmou Helder Barbalho.

Sobre a COP 30, que ocorrerá em Belém no próximo ano, o governador destacou que o evento se concentrará na biodiversidade amazônica e no debate ambiental e climático. Ele lembrou que, em 2019, a Espanha sediou a Conferência do Clima em Madri, ressaltando a importância do intercâmbio de conhecimentos sobre a realização do evento.

“Esta é a oportunidade para que venhamos com maior frequência e aproveitarmos para fazer algo mais, para não ir somente à reunião e ficarmos em grandes hotéis, mas também para ver, efetivamente, o que falávamos antes com o responsável da COP. Para viver a Amazônia, viver estes projetos, viver o Brasil. Além de ver com os nossos próprios olhos o que está sendo feito e tudo o que está avançado”, ressaltou o ministro Carlos Cuerpo.

Durante sua agenda no Pará, o ministro Cuerpo visitou projetos indicados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo SEBRAE em Abaetetuba, além de projetos na Ilha do Combu.

Recent Posts

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

56 minutos ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

Pará á destaque em seis finalistas no Prêmio Braztoa 2025

O Pará mais uma vez se destaca no cenário nacional do turismo sustentável. Seis iniciativas…

4 dias ago

Flor-de-lis vai além da beleza: 5 significados espirituais revelam como atrair proteção e força

Poucas flores carregam tanto mistério e simbolismo quanto a flor-de-lis. Ela não é apenas um…

4 dias ago

This website uses cookies.