Educação

Detranzinho: Formando Cidadãos Conscientes no Trânsito em Belém

 

As crianças, futuras motoristas ou passageiras, precisam aprender desde cedo sobre a responsabilidade no trânsito. Esta é uma estratégia crucial para formar cidadãos conscientes nas vias públicas das cidades paraenses. Para fortalecer essa aprendizagem, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) desenvolveu o projeto Detranzinho. Este espaço educativo, localizado na sede do Detran em Belém, tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes sobre a importância do respeito às leis de trânsito, à sinalização e à segurança ao conduzir veículos. Nesta terça-feira, 27, um grupo de 25 crianças de 4 a 8 anos da Escola Mônica Intelecto, do Conjunto Satélite, teve a oportunidade de conhecer o espaço e aprender sobre trânsito seguro.

Sob a orientação dos servidores da Coordenadoria de Educação do Detran, as crianças participaram de diversas atividades nas salas pedagógicas. Assistiram a um vídeo educativo, participaram do teatro das fadas, responderam a um quiz com perguntas pedagógicas sobre as regras de trânsito e participaram de brincadeiras temáticas relacionadas ao trânsito com a ajuda do Transiton. No final, interagiram com os agentes de educação e receberam o jogo do aprendiz.

Na segunda parte da manhã, elas participaram de uma aula prática no minicircuito automobilístico, uma área central do Detranzinho que simula o trânsito seguro nos principais espaços públicos da capital. O circuito possui sinalização inclusiva, carros ecológicos e uma miniatura da cidade, com o fluxo de veículos fluindo em ordem e segurança.

Gabriela Monteiro, de apenas 8 anos, prestou atenção em tudo e aprendeu corretamente o que pode e o que não pode no trânsito. “Quando o sinal estiver vermelho, a gente não pode andar porque o outro sinal do lado de lá vai estar verde e é perigoso para a nossa vida”, explicou. Ângelo Gabriel Queiroz também aprendeu as cores do semáforo e prometeu que vai ensinar tudo aos pais quando voltar para casa. O pequeno aprendiz de trânsito estava ansioso para dirigir os carrinhos do Detranzinho e nem mesmo as dificuldades de coordenação motora nas pernas o impediram de transitar no circuito automobilístico. “Foi incrível, me diverti muito e aprendi que tem que parar para o outro atravessar, e que, no sinal amarelo, precisa ficar alerta porque já vai fechar”.

Desde a sua inauguração, em outubro do ano passado, o Detranzinho já recebeu mais de 1.100 alunos de escolas públicas e privadas. “Teremos uma semana inteira de programação e pretendemos intensificar o atendimento do Detranzinho nas próximas semanas com escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém”, informa Edilssa Carla, gerente de Programas e Projetos Pedagógicos do Detran. As escolas interessadas em participar do Detranzinho podem solicitar a agenda pelo e-mail detranzinho@detran.pa.gov.br.

Recent Posts

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

1 minuto ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

15 horas ago

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

2 dias ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

2 dias ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

2 dias ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

2 dias ago

This website uses cookies.