Os dois filmes são documentários curtas-metragens que oferecem uma visão única da região amazônica. “Mulheres, Luta e Resistência na Amazônia”, produzido em 2022, tem 19 minutos de duração e aborda o avanço da devastação no bioma da floresta amazônica. O filme destaca a trajetória de vida de mulheres que assumiram o papel de protagonismo na luta pela defesa da vida da floresta.
“Os Tucumãs: uma odisséia de Belém a Berlim” narra a história do professor Willi Bolle da USP/SP, na busca por um tema amazônico para completar sua trilogia sobre o Brasil. Bolle criou um grupo chamado SOS Tucumãs para fazer leituras dramáticas de textos do autor Dalcídio Jurandir, com professores e estudantes da escola pública estadual Celso Malcher. O resultado desse trabalho foi a publicação do livro “Boca do Amazonas: sociedade e cultura em Dalcídio Jurandir”.
Alan Kardek Guimarães, jornalista, cineasta e diretor, já recebeu diversos prêmios pela atuação em diferentes frentes na área audiovisual. O encontro para apreciar e debater a obra de Alan será mediado por Marco Antônio Moreira.
Este evento é uma oportunidade única para mergulhar na cultura e nas questões ambientais da Amazônia através da lente de um cineasta talentoso. Não perca!
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.