O CineClube MIS, um projeto do Museu da Imagem e do Som, está prestes a abrir uma janela para a Amazônia. Nessa quarta-feira (13), às 19h, o auditório Eneida de Moraes, no Centro Cultural Palacete Faciola, será palco da exibição dos filmes “Mulheres, Luta e Resistência na Amazônia” e “Os Tucumãs: uma odisséia de Belém a Berlim”, ambos do cineasta paraense Alan Kardek.

Os dois filmes são documentários curtas-metragens que oferecem uma visão única da região amazônica. “Mulheres, Luta e Resistência na Amazônia”, produzido em 2022, tem 19 minutos de duração e aborda o avanço da devastação no bioma da floresta amazônica. O filme destaca a trajetória de vida de mulheres que assumiram o papel de protagonismo na luta pela defesa da vida da floresta.

“Os Tucumãs: uma odisséia de Belém a Berlim” narra a história do professor Willi Bolle da USP/SP, na busca por um tema amazônico para completar sua trilogia sobre o Brasil. Bolle criou um grupo chamado SOS Tucumãs para fazer leituras dramáticas de textos do autor Dalcídio Jurandir, com professores e estudantes da escola pública estadual Celso Malcher. O resultado desse trabalho foi a publicação do livro “Boca do Amazonas: sociedade e cultura em Dalcídio Jurandir”.

Alan Kardek Guimarães, jornalista, cineasta e diretor, já recebeu diversos prêmios pela atuação em diferentes frentes na área audiovisual. O encontro para apreciar e debater a obra de Alan será mediado por Marco Antônio Moreira.

Este evento é uma oportunidade única para mergulhar na cultura e nas questões ambientais da Amazônia através da lente de um cineasta talentoso. Não perca!