
Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), revelou nesta quarta-feira (12) que o banco estatal aumentará significativamente a parcela de seus lucros repassada ao Tesouro Nacional. Esta medida tem como objetivo contribuir para o equilíbrio das contas públicas.
O anúncio foi feito durante o FII Priority Summit, um evento patrocinado pelo governo da Arábia Saudita, realizado no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu figuras importantes dos setores público e privado com o intuito de atrair investimentos estrangeiros para o Brasil.
Belém mobiliza famílias para atualizar vacinação de crianças e adolescentes até setembro
Calor do Pará estraga a ração do cachorro e do gato no pote
Como guardar café e farinha para não empelotar na umidade
Durante uma coletiva de imprensa, Mercadante destacou a necessidade de resolver a questão fiscal do país, fundamental para garantir a confiança dos investidores e evitar que indicadores como taxas de juros futuras e câmbio subam devido à incerteza econômica.
O presidente do BNDES explicou que o banco destinará 50% do lucro líquido de 2023 ao Tesouro Nacional na forma de dividendos, um aumento substancial em relação ao mínimo de 25% estabelecido pela Lei das S/A. Este montante será transferido ao acionista majoritário do BNDES, que é a União, seguindo o cronograma estabelecido até novembro.
“Estamos destinados a cerca de R$ 16 bilhões, retirando recursos do nosso capital, o que não é uma tarefa simples. Estamos contribuindo mais com o Tesouro, uma postura atípica para bancos públicos, mas consideramos essencial neste momento”, afirmou Mercadante. Este total inclui R$ 5 bilhões referentes ao lucro líquido de 2022.
Na prática, o aumento no repasse de dividendos ajudará a melhorar a arrecadação da União, contribuindo positivamente para o resultado primário, que é calculado subtraindo as despesas das receitas, excluindo os juros da dívida pública. Mercadante assegurou que esta contribuição não afetará as linhas de crédito oferecidas pelo banco, graças às reservas estratégicas mantidas pelo BNDES.
Investimentos Sauditas
O FII Priority Summit é organizado pelo Future Investment Initiative (FII), uma entidade sem fins lucrativos financiada pelo fundo soberano da Arábia Saudita. Mercadante mencionou que o fundo soberano saudita está em negociações para investir no Brasil, ressaltando o potencial da economia brasileira para atrair capital estrangeiro.
“Estamos com a menor taxa de desemprego dos últimos dez anos, o melhor nível de ocupação da história do índice que mede a evolução do mercado de trabalho, a maior massa salarial real da história do Brasil e uma taxa de crescimento da renda da população de 6,1% ao ano nos últimos 12 meses”, enumerou Mercadante, demonstrando otimismo em relação ao futuro econômico do país.
Mais Lidas
- AGROPEC 2026: Fórum Industrial debate futuro da indústria em Paragominas
- Filhote assado com ervas amazônicas: receita fácil para um almoço especial
- Poeira voltando rápido? 7 lugares da casa que acumulam sujeira sem você perceber
- Parque Zoobotânico celebra 131 anos com trilhas em Belém
- Alecrim cheio de flores: veja como aproveitar a planta além da cozinha
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!




