COP30

Belém: A Capital da Conferência do Clima 2025

Em uma decisão histórica, Belém, a capital do estado do Pará, foi escolhida para sediar a Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025. Esta será a primeira vez que a Amazônia, um bioma crucial no combate às mudanças climáticas, sediará uma COP.

A Escolha de Belém

A decisão foi tomada em consenso durante a plenária da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. “Agora é oficial! As Nações Unidas, através da candidatura do governo brasileiro, escolhem Belém para sediar a COP 30, em 2025”, disse o governador Helder Barbalho. Ele destacou que a COP em Belém será “a COP da floresta, na natureza, a COP da nossa gente”.

A Candidatura de Belém

A candidatura de Belém para sediar a COP30 foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o governador Helder Barbalho, durante a COP27 em Sharm-el-Sheikh em novembro do ano passado, e posteriormente endossada pelo Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em maio de 2023.

A Importância da COP 30 em Belém

A decisão reforça o compromisso global de enfrentamento das mudanças climáticas, com olhares do mundo voltados à região que é uma peça vital no equilíbrio ambiental. Com a Conferência do Clima realizada em Belém, a floresta e as políticas de redução de emissões a partir da Amazônia estarão na pauta principal do evento pela primeira vez, assim como o papel do Sul Global nas discussões climáticas.

O Futuro da COP

Ainda no dia de hoje, a sede da COP 29, em 2024, também foi anunciada: será a cidade de Baku, localizada no Azerbaijão. A atual COP 28, em Dubai, deve concluir a primeira avaliação global (GST) do Acordo de Paris. A COP29, em 2024, a qual será responsável por definir a nova meta quantificada coletiva para o financiamento climático.

Até a COP em Belém, os países apresentarão a segunda rodada de contribuições nacionalmente determinadas (NDCs). A emergência climática exige que os países, nos dois anos que antecedem a COP30, redobrem seus esforços para implementar as NDCs já comprometidas. A expectativa é de que, em Belém, com os meios de implementação necessários, todos os países possam anunciar NDCs ainda mais ambiciosas.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

2 dias ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

2 dias ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

2 dias ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

2 dias ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

2 dias ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

3 dias ago

This website uses cookies.