Saúde

Bairro da Terra Firme recebe a nova Casa de Saúde Parque Amazônia

A partir desta terça-feira, 9, a comunidade do bairro da Terra Firme terá atendimento básico de saúde digno, disponibilizado na Casa de Saúde Parque Amazônia I,  que foi toda reformada e ampliada pela Prefeitura de Belém para atender melhor a população.

O prefeito Edmilson Rodrigues vistoriou o local na tarde desta segunda-feira, 8, e conheceu de perto a equipe de profissionais de saúde e o novo espaço que vai atender a comunidade, após oito meses de obras, que transformam a Casa de Saúde.

“É uma felicidade muito grande, porque foi uma luta muito árdua. Mas, quando a gente vê tudo isso pronto dentro das nossas solicitações diárias é muito gratificante”,  contou a aposentada Alta Maria da Silva, 66 anos, ao ver o espaço modernizado e ampliado.

Ela acompanhou o início da reforma, em agosto de 2023 e todas as etapas até conclusão e entrega do espaço. “Eu quero agradecer à Prefeitura pelo pedido atendido. Obrigado por tudo isso que a gente recebeu. A comunidade agora vai ter um atendimento digno e o sentimento é de felicidade”, ressaltou a aposentada.

Prédio moderno e mais adequado

A implantação da nova Casa de Saúde Parque Amazônia I substituirá a antiga sede, onde havia inúmeros problemas estruturais, por um novo prédio, mais moderno e adequado à atual demanda. Para realização das obras de reformas e adequação do espaço, que agora abriga a nova Casa de Saúde, localizada na  rua 27 de Setembro, a Prefeitura de Belém investiu aproximadamente R$ 820 mil reais, provenientes de recursos próprios da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

“É uma alegria visitar a obra da Casa Família Saudável do Parque Amazônia, aqui na Terra Firme, e ver que a decisão popular, por meio do Tá Selado, virou de sonho uma realidade”, afirma o prefeito Edmilson Rodrigues.

A previsão é que as residências serão visitadas todos os dias na Terra Firme pelos agentes de saúde, que monitoram vacinação de crianças e adultos. “É a saúde indo à casa do cidadão. Isso é uma revolução que estamos fazendo com o apoio do presidente Lula e dos servidores da Sesma, mas principalmente, fruto da luta da comunidade. Queria agradecer à comunidade pela luta, pela conquista e o acompanhamento da obra”, ressaltou o prefeito.

Infraestrutura moderna e adequada

O prédio passou por uma reforma completa, que garantirá a ampliação dos serviços, mais qualidade no atendimento à população e melhor infraestrutura aos servidores. Foram realizadas manutenção da cobertura e forro, adequações das instalações elétricas, climatização em todos os consultórios e espaços, reforma dos banheiros e cozinha, revitalização da fachada, paisagismo, pintura completa, acessibilidade, banheiro PCD, recuperação da calçada externa, acesso à internet em todos os consultórios, novos mobiliários e reformas e aquisição de novos equipamentos.

Anteriormente, a Casa de Saúde Parque Amazônia I ofertava apenas atendimento médico e de enfermagem. Após a reforma os serviços serão ampliados e passarão a ofertar também vacinas, atendimento odontológico, testes rápidos, consultas especializadas de pediatria, além de coleta de Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU) e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s).

A nova Casa de Saúde conta com recepção, três consultórios médicos, três consultórios de enfermagem, sala destinada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sala de vacina, farmácia, consultório odontológico, almoxarifado, cozinha e banheiros.

Dignidade e ampliação do atendimento 

A aposentada Creuza Correa, 74, ficou emocionada ao ver pela pela primeira vez a nova Casa Família Saudável do Parque Amazônia, totalmente reformada e ampliada. “Eu estou feliz porque agora a casa está mais linda. Antes era muito ruim, chovia e a água enchia e os funcionários não tinham como atender a gente. Agora tá uma coisa linda”, contou.

A Sesma informa que  6 mil usuários estão cadastrados na Unidade. Entretanto, com a reforma do espaço, a ampliação dos serviços e a implantação do Programa Família Mais Saudável, que aumentou as equipes da Estratégia Saúde da Família em Belém, a estimativa é que cerca de 9.600 mil pessoas sejam cadastradas e atendidas pela  Casa de Saúde Parque Amazônia I. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 17h.

A coordenadora distrital de Atenção Básica do Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), Clarissa Silva Oliveira, explica que a Unidade Parque Amazônia passou pelo processo de ampliação dos serviços e cobertura assistencial, mudança de imovél para o novo espaço, localizado no mesmo perímetro da rua 27 de setembro.

Recent Posts

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

3 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

4 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

4 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

16 horas ago

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

2 dias ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

2 dias ago

This website uses cookies.