A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) de Belém, através da Coordenação de Imunizações, anunciou a ampliação da vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para usuários da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, conforme a nota técnica conjunta nº 101/2024. A vacina quadrivalente (HPV4), que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, está agora disponível para pessoas de 15 a 45 anos que utilizam PrEP.
A Sesma orienta que esse grupo pode se dirigir às salas de vacinação do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para receber a imunização. O esquema de vacinação recomendado consiste em três doses: a segunda dose deve ser aplicada dois meses após a primeira, e a terceira dose quatro meses após a segunda. Aqueles que já completaram o esquema de vacinação contra o HPV não precisam de novas doses, mas quem iniciou e não concluiu as três doses deve completá-las.
Para receber a vacina, é necessário apresentar comprovação de que pertence ao grupo de PrEP, como um formulário de prescrição do imunizante, a prescrição de PrEP, cartão de seguimento ou o próprio medicamento.
A Sesma reforça que a vacina contra o HPV também continua disponível para outros grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, incluindo adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados e pré-adolescentes de 9 a 14 anos.
Esta ampliação visa proteger a saúde pública ao aumentar o acesso à vacinação e prevenir doenças relacionadas ao HPV entre a população de Belém.
Pontos de Vacinação contra o HPV:
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.