Geral

Usuários usam e aprovam aplicativo VAI- Passe Fácil nos ônibus

Com o objetivo de garantir mais agilidade, praticidade e segurança, a Prefeitura de Belém, o Governo do Pará e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel), lançaram na última quarta-feira, 11, o aplicativo VAI – Passe Fácil para pagamento da tarifa dos ônibus que circulam na Região Metropolitana de Belém atendendo mais de 3 milhões de usuários do transporte público.

Utilização do APP

O aplicativo VAI – Passe Fácil está disponível em lojas de apps para o sistema IOS e Android. Após o usuário baixar o aplicativo, é necessário realizar o cadastramento como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail, senha e número de telefone celular. Após o cadastro, o passageiro já pode fazer a transferência via PIX na opção “copia e cola”, em seguida selecionar o valor e confirmar a transferência. Com o saldo disponível no VAI – Passe Fácil é gerado um código em QR Code. Esse código deve ser aproximado ao leitor da catraca.

 

Facilidade no transporte público

A estudante de técnica de enfermagem, Luana Soeiro, elogiou a nova ferramenta. “Acredito que a maior parte da população ainda tem dúvidas porque o aplicativo foi lançado ontem (quarta-feira, 11) e vejo que aos poucos no decorrer do funcionamento a gente vai se familiarizando. Mas agora vai ser muito melhor com o aplicativo através do pix”, comentou a estudante.

A assistente administrativa, Susan Alves, também aprovou a novidade. “Na questão do troco vai facilitar muito porque hoje em dia tudo é no pix. Eu espero que a gente consiga implementar essa iniciativa porque isso vai facilitar tanto pra gente quanto pro cobrador e motorista”, explicou.

Já a auxiliar administrativa, Vitória Oliveira, afirmou que a iniciativa traz melhorias para todos, desde os motoristas, cobradores, passageiros.
“Eu gostei bastante da facilidade do aplicativo. Eu achei intuitivo, achei fácil de recarregar, achei bem bacana porque também facilita na hora de fazer o pagamento da passagem”, disse Vitória.

Modernização

Com a correria entre estudos acadêmicos de psicologia e o estágio, a Tayla Gomes, usa o transporte público diariamente e tenta ter o valor da passagem correto para facilitar o pagamento. Porém, nem todos consegue, sendo necessário esperar pelo troco, o que demora um pouco mais passar pela catraca.

“Eu achei excelente esse aplicativo porque vai facilitar muito o nosso dia a dia. Porque eu, por exemplo, sou estudante e nem sempre tô com o dinheiro trocado, o que sempre tenho é dinheiro no pix. Como no caso de agora que tô com o vale digital porque eu não tô com o dinheiro em espécie certo da passagem”, contou.

Outros investimentos

Há exatamente dois meses, no dia 12 de abril de 2025, a Prefeitura de Belém e o Governo do Estado do Pará entregaram à população 300 novos ônibus aos moradores e moradoras da Região Metropolitana de Belém. Foi a maior entrega de ônibus novos à capital paraense, um transporte completo com ar-condicionado, wi-fi e recursos de acessibilidade. E mais recentemente, no dia 30 de maio, mais  33 veículos, popularmente chamados de “Geladão”, foram entregues.

Para a estudante de psicologia, esse pacote de novidades, Geladão e o aplicativo VAI – Passe Fácil é de grande avanço para capital paraense, “bom agora vou poder passar minha passagem no pix com aplicativo e ainda andar no ônibus com ar-condicionada”, comemorou.

Fonte: Agência Belém

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

4 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

5 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

6 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.