Com um público estimado em 100 pessoas, entre pais/acompanhantes e profissionais, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou, nesta quinta-feira (21), a programação “Culminância das Oficinas Artísticas”, que é uma mostra de produções realizadas pelos reabilitandos durante as oficinas integradas ao setor de Arte e Cultura, que trabalham as quatro linguagens artísticas: Teatro, Música, Dança e Artes Visuais. O evento iniciou na última terça, dia 19.
Segundo Denise Morais, supervisora do Setor de Arte e Cultura, os resultados positivos de desempenho conquistado pelos participantes, que mostraram seus talentos ao público que prestigiou o evento, foi por meio de um mix de apresentações ao vivo e por audiovisual, conduzido pelos professores, em cada aula realizada ao longo do módulo.
“As oficinas são ciclos de três meses, sendo que este foi o primeiro ciclo de 2024. Paralelamente às terapias, os usuários são imersos na arte para desenvolvê-los intelectualmente e garantir ainda inclusão social, porque participar das aulas e apresentações, auxilia no quadro clínico de forma emocional, proporcionando autoconfiança”, explicou.
De acordo com a profissional, os vídeos gravados destacam os reabilitandos aprendendo a didática do conteúdo durante as oficina, para pôr em prática na culminância, e no dia das apresentações, expor o desenvolvimento de cada participante ao longo das aulas.
Integrantes da Oficina de Teatro há cerca de um ano, os irmãos Max e Emyle, conquistaram desenvoltura com a expressão corporal e socialização, pontos destacados pela mãe, Jamile Pimentel, de 28 anos.
“A oficina ajudou bastante a evolução deles. O Max, por exemplo, para se expressar e comunicar com as pessoas, era bem difícil, por conta do diagnóstico de autismo. A cada aula e apresentações, principalmente a de hoje, ele já conseguiu se expressar melhor, então a evolução dele no teatro está sendo ótima, o que ajuda na interação com as outras crianças. Da mesma forma, a irmã tinha muita dificuldade de se expressar em público”, lembra a genitora.
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.