Geral

UsiPaz Cabanagem recebe ‘Concertos Didáticos”, com o Grupo Sexteto Nacional

O Grupo Sexteto Nacional brindou a comunidade da Usina da Paz Cabanagem, em Belém, com uma apresentação gratuita de música clássica, no teatro do complexo de cidadania, na tarde desta quarta-feira (27). O evento cultural integra o Projeto Concertos Didáticos, cujo objetivo é estreitar os laços entre a música e o público.

O grupo de câmara, composto por dois trompetes (Ilson Souza e Érico Veríssimo); trompa (Abner Felipe); trombone (Anielson Ferreira); tuba (Giovanni Montini) e bateria (Mario Cruz) impressionou a plateia com versatilidade, talento musical e informações sobre os instrumentos.

A moradora Luciana Figueiredo, acompanhando o filho que faz aulas de karatê na Usipaz, aproveitou a oportunidade para prestigiar o concerto. “É importante aproximar as crianças da cultura, principalmente da música clássica, que está bem distante da nossa realidade. Esse momento para eles é muito importante. É a primeira vez que assisto a esse tipo de espetáculo, e é muito especial. Estou feliz por essa oportunidade com meu filho, por ele ter acesso ao que nós, pais, não tivemos”, disse Luciana.

Retorno – Idealizador do projeto, Anielson Costa Ferreira, professor do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e técnico em Música/Trombone do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), expressou sua satisfação em retornar ao bairro onde cresceu e estudou. “Acredito que esse seja o momento de dizer a minha comunidade que educação musical nos proporciona vivências, saberes, e abre um mar de oportunidades. Esse tipo de ação é muito importante, pois oportuniza a comunidade em ter acesso à apresentação, que talvez só fosse possível assistir em teatros ou salas de espetáculos, que ficam distantes de bairros mais afastados. Além de oportunizar vivências e a troca de saberes entre os artistas e o público”, ressaltou o professor.

Anielson Ferreira informou que o repertório foi cuidadosamente selecionado. “O nosso repertório abrange desde peças tradicionais de grupos de câmaras, até arranjos de música popular, demonstrando a diversidade da arte e sua capacidade de representar todas as comunidades”, explicou.

Durante a programação, os músicos interagiram e apresentaram os instrumentos aos alunos da Escola Estadual José Valente Ribeiro, que também foram convidados a participar do momento. A coordenadora-geral da UsiPaz Cabanagem, Ivanilda Vieira, enfatizou a importância da iniciativa, que “descentraliza o acesso à cultura e utiliza o complexo multifuncional das Usinas da Paz como um veículo para aproximar os jovens da comunidade do universo da música instrumental”, disse a gestora.

A apresentação faz parte de uma série de concertos e performances artísticas realizada pelo Sexteto Nacional, desde 2020. Os músicos pretendem continuar se apresentando em diversos locais de Belém, incluindo as Usinas da Paz, para compartilhar conhecimento e experiências musicais.

Ainda no âmbito da música, as Usinas da Paz realizam diversos cursos gratuitos, como Iniciação à leitura e escrita musical, Música em grupo e aulas de violão, canto coral e percussão.

Para se inscrever é preciso ir à Usina da Paz mais próxima e verificar a disponibilidade de vagas.

Texto: Adan Costa – Nucom/Seac

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

5 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

5 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

6 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

6 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

1 semana ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

2 semanas ago

This website uses cookies.