Educação

Usinas da Paz celebram a conclusão das primeiras turmas de Gastronomia


 

As Usinas da Paz estão celebrando a conclusão bem-sucedida dos primeiros módulos do curso de Gastronomia “Comidas quentes descomplicadas” no ano de 2024. Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), proporcionando certificados a todos os participantes.

Durante o curso, os alunos mergulharam na arte da culinária, aprendendo a preparar pratos como pizza, pão caseiro, bolo, quibe, lasanha, suflê e outras receitas essenciais para o dia a dia. Arina Brito, nutricionista responsável pela capacitação dos alunos da UsiPaz Antônia Corrêa, localizada em Marituba, Região Metropolitana de Belém, enfatizou que o objetivo principal é capacitar os alunos não apenas na arte da culinária, mas também na precificação dos alimentos.

“Nossa intenção é que os alunos se sintam capazes de replicar em casa a maioria dos pratos de forma rápida e prática, saindo das aulas com uma visão econômica, o que os prepara para o empreendedorismo, possibilitando que criem seus próprios negócios”, explicou a instrutora.

Para Tatiane Gomes da Silva, que já trabalha no segmento gastronômico, a Usina da Paz foi fundamental para aprimorar suas habilidades na área. “Trabalho com brigadeiro gourmet há dois anos e conheci a Usina através da minha cunhada, que também fez um curso aqui e me indicou. Primeiro fiz o curso de confeitaria no ano passado e agora estou concluindo este. Graças à Usina, expandi meu cardápio de alimentos por encomenda e minha clientela aumentou. Agradeço a todos os funcionários da Usina por me receberem e me ensinarem o que sei hoje”, compartilhou Tatiane.

Marly Medeiro Santos, aposentada de 63 anos, fez seu primeiro curso na área de Gastronomia na Usina da Paz e encontrou uma nova paixão. “Conheci a Usina pela televisão e decidi me matricular no curso de Gastronomia. Antes do curso, eu quase não me levantava da cama, mas durante meu tempo na Usina algo dentro de mim se renovou. Ganhei um grupo de amigos e fui recebida por uma equipe de funcionários supereducados, que me acolheram e me trataram muito bem”, compartilhou Marly.

Os cursos e oficinas de Gastronomia são oferecidos regularmente em todas as Usinas da Paz. Os próximos módulos incluirão temas como Reaproveitamento Integral de Alimentos e Confeitaria e Doçaria Amazônica. Os interessados podem se inscrever apresentando originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência.


News

Share
Published by
News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

3 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

3 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

3 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.