O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anรญsio Teixeira (Inep) divulgou nesta terรงa-feira (2) os resultados do รndice Geral de Cursos Avaliados da Instituiรงรฃo (IGC), que avaliou 1.998 instituiรงรตes de educaรงรฃo superior, tanto pรบblicas quanto privadas. De acordo com o levantamento, 27,7% das instituiรงรตes (554) obtiveram o melhor desempenho, alcanรงando as faixas 4 e 5 do indicador. Outras 60,3% receberam nota 3; 11,7% (234) ficaram na faixa 2 e 0,3% (6) na faixa 1, com o conceito mais baixo.
Entre as instituiรงรตes pรบblicas federais, 94 das 111 avaliadas receberam IGC 4 ou 5, e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador. O nรบmero de instituiรงรตes comunitรกrias com IGC 4 e 5 aumentou de 31 para 39 entre 2018 e 2022. Jรก as instituiรงรตes privadas com fins lucrativos, que representam 53% (1.503) das avaliadas, aumentaram de 183 para 215 instituiรงรตes com IGC igual a 4 ou 5 no mesmo perรญodo.
O IGC corresponde ร mรฉdia das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente aos cursos de graduaรงรฃo, e dos conceitos Capes dos cursos e programas de pรณs-graduaรงรฃo stricto sensu, ponderados pelo nรบmero de matrรญculas de cada curso.
Mestrado e Doutorado
De acordo com o Inep, nenhuma instituiรงรฃo que oferece cursos de mestrado ou doutorado recebeu conceito na faixa 1 do indicador. As instituiรงรตes com mais programas dessa natureza se destacam nas faixas superiores (4 e 5). “Isso sugere que a pรณs-graduaรงรฃo contribui para uma maturidade institucional relevante, refletindo-se na graduaรงรฃo”, afirma o diretor de Avaliaรงรฃo da Educaรงรฃo Superior do Inep, Ulysses Teixeira.
Outros Indicadores
Alรฉm do IGC, o Inep divulgou os resultados de outros dois indicadores de qualidade da educaรงรฃo superior relativos a 2022. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) combina aspectos como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condiรงรตes oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Dos 8.934 cursos de graduaรงรฃo com CPC calculado, 35,9% (3.208) tiveram desempenho entre as faixas 4 e 5 do indicador; 54,4% (4.861) obtiveram notas mรฉdias (3); 9,5% (848) ficaram na faixa 2 e 0,2% (17) na faixa 1.
O Indicador de Diferenรงa entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) busca medir o valor agregado pelo curso, considerando os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ao final da graduaรงรฃo e o desempenho no Exame Nacional do Ensino Mรฉdio (Enem) quando ingressantes na educaรงรฃo superior. O resultado mostrou que as instituiรงรตes pรบblicas federais e estaduais, bem como as comunitรกrias, tรชm mais de 30% dos cursos nas faixas superiores do IDD (4 e 5). Foram analisados 7.569 cursos.