A Universidade do Estado do Pará (Uepa) deu um passo significativo na educação inclusiva com o lançamento de um curso de pós-graduação pioneiro em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A aula inaugural ocorreu nesta sexta-feira (24), com a participação online de representantes da Gestão Superior, Gestão do Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE), e do poder municipal.
A coordenadora do curso, Profa. Ma. Scheilla Abbud, conduziu uma palestra sobre o tema. Este curso é a primeira especialização pública e gratuita em TEA no Pará, com 300 matrículas distribuídas em Belém, Marabá e Santarém. A iniciativa atende à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei 12.764/2012, à Lei Brasileira de Inclusão Nº13.146/20215, bem como à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, instituída pela Lei nº 9.6061/2020.
A sétima turma do curso, com 40 vagas, começou hoje em Parauapebas, que faz parte da região do sudeste paraense. A cerimônia de abertura contou com a presença da titular da Diretoria de Desenvolvimento e Ensino (DDE) da Uepa, Profa. Dra. Ana Kely Martins da Silva, o diretor do CCSE, Prof. Dr. Anderson Maia, e o secretário de Educação de Parauapebas, José Leal Nunes.
O curso visa consolidar conhecimentos sobre as características das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, sua condição clínica, potenciais de desenvolvimento, com ênfase na compreensão de abordagens pedagógicas, terapêuticas, assistencial e do direito, necessárias para a efetiva inclusão desse indivíduo, segundo os princípios de atenção integral ao TEA.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1% da população mundial tenha autismo. Embora não seja possível quantificar com precisão, o Pará apresenta, como outros estados brasileiros, alta taxa de prevalência de pessoas autistas, que necessitam de atenção adequada. A implantação desta especialização é um impulso para o processo de avanço científico e de posicionamento da Universidade do Estado do Pará no que tange à discussão das questões de ordem social e de atenção aos direitos da pessoa com TEA.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.