A Universidade do Estado do Pará (UEPA) está sediando a I Jornada de Integração das Produções e Pesquisas das Residências em Saúde nos dias 19 e 20. O evento, que ocorre no auditório da Unidade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS/ Campus II), em Belém, reúne os programas de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da UEPA. Os alunos residentes terão a oportunidade de apresentar suas produções e Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR).
A abertura do evento contou com a presença de Ilma Pastana, vice-reitora da UEPA; Jofre Jacob da Silva Freitas, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Simone Beverly, vice-diretora do CCBS; Gabriela Farias, coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu UEPA) e Andrezza Ozela, da Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (Coad). A palestra inaugural foi ministrada por Teresa Christina da Cruz Bezerra, terapeuta ocupacional e docente dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UEPA, com o tema “A Formação do Profissional de Saúde no Serviço Único de Saúde (SUS)”.
Jofre, o pró-reitor, destacou a importância do evento para os residentes e a necessidade de formar novos profissionais de saúde em uma região carente de serviços de saúde. Ele ressaltou a expansão do ensino, pesquisa e extensão na pós-graduação e a contribuição dos alunos que podem transformar realidades.
Ilma Pastana, vice-reitora da UEPA, enfatizou a importância do trabalho coletivo e o investimento na educação permanente. Ela destacou o papel dos alunos na transformação da saúde da população carente.
George Alberto Dias, fisioterapeuta e coordenador do programa de Saúde da Família, afirmou que a Jornada vai expor o trabalho realizado nos programas. Ele mencionou que haverá apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR) que receberam nota 10.
Um dos trabalhos nota 10 foi o de Lais Cristina Pereira da Costa Gomes, residente de enfermagem, intitulado “Construção e Validação de Conteúdo de uma Tecnologia Gerencial: Kit de Boas Práticas no PCCU”. Ela representará o Programa de Saúde da Família.
Laís Gomes destacou a importância do seu trabalho, que visa desenvolver uma tecnologia gerencial focada nas fases do exame de colpocitologia oncótica para mediar a gestão do cuidado. Ela ressaltou a necessidade de instrumentos de tecnologias gerenciais que visem a gestão da qualidade da prática assistencial, baseado em evidências científicas.
A programação do evento inclui apresentações de TCRs nota 10, a partir das 14h, dos Programas de Residências Multiprofissionais. No dia 20, haverá apresentações de painéis, das 8h às 12h, dos Programas de Residências Uniprofissionais e, a partir das 14h, dos programas de Residências Multiprofissionais.
Os Programas de Residências Multiprofissional e Uniprofissional incluem: Estratégia Saúde da Família e Atenção Básica/Belém; Atenção à Saúde Mental; Atenção à Saúde Cardiovascular; Nefrologia; Urgência e Emergência do Trauma; Saúde da Mulher e da Criança; Oncologia – Cuidados Paliativos; Atenção em Hemoterapia e Hematologia; Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia (Santarém); Estratégia Saúde da Família (Bragança); Cirurgia Buco-Maxilo-Facial; Enfermagem Oncológica; Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva; Enfermagem em Clínica Cirúrgica Oncológica.