Meio Ambiente

Transformando Resíduos em Riquezas: Uma Iniciativa Sustentável no Pará


Em uma iniciativa inovadora, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), através da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), está transformando resíduos domésticos em riquezas. Em uma oficina realizada na Usina da Paz do Jurunas/Condor, em Belém, os participantes aprenderam a produzir sabão líquido a partir do sabão em barra, que por sua vez é produzido a partir do óleo de cozinha reutilizado.

A Oficina

A oficina contou com a participação de 24 moradores do entorno da UsiPaz. Durante o evento, os técnicos da Semas dialogaram com os participantes sobre o descarte inadequado de resíduos domésticos e como transformá-los em sabão. Andressa Pamplona, técnica em gestão do meio ambiente da Semas, destacou que a oficina faz parte do módulo II, que ensina a produção de sabão líquido utilizando o sabão em barra produzido no módulo I. Este último foi realizado em outubro de 2023 e ensinou aos participantes a reutilizar o óleo de cozinha, evitando o descarte irregular desse material.

Benefícios Sociais e Ambientais

A iniciativa tem múltiplos benefícios. “A nossa ideia é ajudar com a questão do descarte adequado, do manejo, do novo caminho para esse resíduo (que seria o óleo de cozinha usado), seja engarrafado e vire um sabão, que pode ser o sólido, pode ser o líquido e isso vai ajudar não só o meio ambiente, mas a sociedade em si”, disse Pamplona. Além de beneficiar o meio ambiente, a produção de sabão também pode gerar renda para as famílias e reduzir seus custos com a compra de sabão.

A Comunidade Agradece

Cristina Ramalho, moradora do bairro da Condor e professora, destacou a importância de ações de educação ambiental como essa. “Creio que o conhecimento é a maior ferramenta que um cidadão de bem tem para vencer na vida. Se eu fizer a minha parte, mas a vizinhança também fizer, nós teremos um planeta melhor, uma cidade de Belém melhor”, explicou.

Próximas Oficinas

As oficinas de saponificação continuarão nesta quinta-feira (25), na UsiPaz da Cabanagem, a partir das 9h. Na próxima sexta-feira (26), serão iniciadas as oficinas de eco bijuteria na UsiPaz do Guamá. A mesma oficina terá início na segunda-feira (30), na UsiPaz da Terra Firme e na terça-feira (31), na UsiPaz de Marituba. Todas com início às 9h.

TerPaz

A ação da Semas integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado do Pará, que tem como objetivos diminuir a violência e estimular ações sociais aliadas à segurança pública e cidadania à população em áreas estrategicamente mapeadas no Estado. As ações de educação ambiental aplicada, principalmente nas usinas da paz, visam orientar na destinação adequada a esses resíduos, promovendo essas ações de educação ambiental, com o objetivo de transformar os moradores das localidades aos redores que participam em novos multiplicadores das práticas relacionadas ao meio ambiente.


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

2 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

2 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

2 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.