Neste ano, a Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi) bateu recorde histórico com mais de 1,8 mil trabalhos inscritos. Entre estes, um trabalho da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) foi selecionado para representar o Pará. A Mostra Nacional será de 7 a 10 de dezembro em Brasília (DF).
O trabalho escolhido é intitulado “Salta-Z: solução ou problema? A realidade de um município na Ilha do Marajó, Estado do Pará, Amazônia Brasileira”, de autoria dos servidores Rafael Aleixo, Valdinei Silva e Yuri Silva.
Rafael Aleixo, coordenador de Vigilância Ambiental do 7º Centro Regional de Saúde da Sespa (CRS), falou sobre a importância da escolha: “A nossa experiência irá mostrar como tem se dado o acesso à água no município de Chaves, no Marajó, por meio de uma solução alternativa de tratamento de água, denominada de Salta-Z”, afirmou.
Outro autor do trabalho, Valdinei Silva, ressaltou a importância histórica para o 7º CRS em ter seu trabalho reconhecido: “Isso se deu por meio do trabalho executado nos últimos anos pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e suas coordenadorias, sendo uma delas a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental (Visamb). Estamos colhendo frutos de um trabalho planejado, organizado e técnico”, declarou.
Yuri Silva recorda que não foi fácil percorrer todo o trajeto, encontrar diversas realidades e colocar todos os anseios no papel: “É uma honra ser escolhido para representar o Marajó e principalmente o Pará, pois este trabalho é fruto de reconhecimento de uma atividade ética, científica e realizada com muita responsabilidade. Viva o Marajó”, comemorou.
Com uma programação abordando diversas áreas da saúde pública, com mais de 15 painéis espalhados e sua mostra competitiva, a Mostra Nacional é o maior evento da área no Brasil e visa o intercâmbio entre os profissionais de todas as regiões do Brasil, além de premiar as experiências exitosas.
Para a edição de 2023, a mostra competitiva estará dividida em três modalidades: experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS; aos profissionais que atuam no SUS e desenvolveram trabalhos técnico-científicos na área da saúde; e por fim, as voltadas aos movimentos sociais que desenvolveram ações que contribuíram para a prevenção de doenças de interesse em Saúde Pública.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.