Geral

Sociobiodiversidade continua em foco em Parauapebas

Parauapebas e Vale firmam parceria para implantação do Parque Natural Maria Bonita

O município de Parauapebas e a empresa Vale assinaram um Termo de Compromisso para implantar o Parque Natural Maria Bonita, uma área de preservação ambiental de 160 hectares no Nova Carajás.

O prefeito Darci Lermen comemorou a parceria, que vai beneficiar as famílias com mais um espaço de lazer e também os estudos científicos. “A estrutura de proteção do parque vai trazer para as crianças, futuras gerações, a possibilidade de usufruir de uma área de floresta acessível dentro da área urbana. É uma das contribuições, enquanto município, para a preservação de espécies da flora e da fauna da Amazônia”, disse.

Luiz Veloso, gerente de relações institucionais da Vale, destacou que o acordo reforça a participação de todos que pensam e trabalham em prol do meio ambiente. “Essa iniciativa é parte de uma das condicionantes da Licença Prévia do projeto Mina N3, uma operação que vai manter a produção de minério de ferro, o índice de emprego e a manutenção de tributos que a gente recolhe e que trazem benefícios para toda a sociedade”, afirmou.

Vitor Garcia, do Núcleo de Gestão Integrada – ICMBio Carajás, ressaltou que este é um momento muito especial. “Nós estamos tendo o reconhecimento com a criação do Parque Municipal Maria Bonita, e a celebração de um acordo entre a Vale e a Prefeitura nos dá solidez a esse processo todo. A construção de cercamento, uma área com infraestrutura, vem num momento muito propício com a construção do mosaico de unidades de conservação, consolidando esse território e dando mais acesso as políticas públicas ambientais. A celebração desse acordo ele vem justamente na finalização do evento como o Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás (CGBio) consagrando o envolvimento de todos neste processo, conclui.

O Parque Natural Maria Bonita recebeu esse nome em homenagem a uma ave rara da Amazônia brasileira, a Maria Bonita (Taeniotriccus andrei), que é abundante em Parauapebas. A espécie é símbolo do turismo de observação de aves no município e atrai muitos visitantes brasileiros e do exterior.

Recent Posts

Pará se firma como destino de pesca esportiva e turismo sustentável

A Amazônia sempre despertou a curiosidade do mundo por sua biodiversidade, mas no Pará a…

14 horas ago

Dia da Amazônia: agricultores paraenses recuperam áreas degradadas com apoio da Emater

No coração do Pará, a rotina do campo vem ganhando novos contornos sustentáveis. Em comunidades…

15 horas ago

Biohacking cresce, mas hábitos simples ainda são mais eficazes

Biohacking promete corpos mais fortes e mentes mais afiadas, mas dieta e exercício continuam sendo…

16 horas ago

Governo Lula lança programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

O governo federal lançou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, o programa Gás do Povo, iniciativa…

21 horas ago

Documento medieval de 700 anos é a evidência escrita mais antiga que chama o Sudário de Turim de falso

Tratado de bispo francês do século XIV reforça questionamentos históricos sobre a autenticidade da relíquia…

23 horas ago

Economizar gás cozinhando: 7 formas práticas

Com o preço do gás de cozinha pesando cada vez mais no bolso, buscar alternativas…

1 dia ago

This website uses cookies.