Geral

Sociobiodiversidade continua em foco em Parauapebas

Parauapebas e Vale firmam parceria para implantação do Parque Natural Maria Bonita

O município de Parauapebas e a empresa Vale assinaram um Termo de Compromisso para implantar o Parque Natural Maria Bonita, uma área de preservação ambiental de 160 hectares no Nova Carajás.

O prefeito Darci Lermen comemorou a parceria, que vai beneficiar as famílias com mais um espaço de lazer e também os estudos científicos. “A estrutura de proteção do parque vai trazer para as crianças, futuras gerações, a possibilidade de usufruir de uma área de floresta acessível dentro da área urbana. É uma das contribuições, enquanto município, para a preservação de espécies da flora e da fauna da Amazônia”, disse.

Luiz Veloso, gerente de relações institucionais da Vale, destacou que o acordo reforça a participação de todos que pensam e trabalham em prol do meio ambiente. “Essa iniciativa é parte de uma das condicionantes da Licença Prévia do projeto Mina N3, uma operação que vai manter a produção de minério de ferro, o índice de emprego e a manutenção de tributos que a gente recolhe e que trazem benefícios para toda a sociedade”, afirmou.

Vitor Garcia, do Núcleo de Gestão Integrada – ICMBio Carajás, ressaltou que este é um momento muito especial. “Nós estamos tendo o reconhecimento com a criação do Parque Municipal Maria Bonita, e a celebração de um acordo entre a Vale e a Prefeitura nos dá solidez a esse processo todo. A construção de cercamento, uma área com infraestrutura, vem num momento muito propício com a construção do mosaico de unidades de conservação, consolidando esse território e dando mais acesso as políticas públicas ambientais. A celebração desse acordo ele vem justamente na finalização do evento como o Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás (CGBio) consagrando o envolvimento de todos neste processo, conclui.

O Parque Natural Maria Bonita recebeu esse nome em homenagem a uma ave rara da Amazônia brasileira, a Maria Bonita (Taeniotriccus andrei), que é abundante em Parauapebas. A espécie é símbolo do turismo de observação de aves no município e atrai muitos visitantes brasileiros e do exterior.

News

Recent Posts

4 estilos para cabelo crespo curto com personalidade

Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…

2 dias ago

4 truques para deixar cabelos crespos mais hidratados e macios

Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…

3 dias ago

No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais e acumula recordes em 2025

O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…

3 dias ago

Guia do consumidor auxilia população de Belém na compra do pescado

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…

3 dias ago

Pará inaugura o maior e mais diverso parque de bioeconomia do Brasil: inovação com raízes na floresta

A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…

3 dias ago

Cazaquistão descobre megadepósito de terras raras e pode mudar cenário geopolítico global

O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…

3 dias ago

This website uses cookies.