Educação

Sisu 2024: Prazo para matrícula dos selecionados termina na quarta-feira

Os estudantes que foram selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 têm até a próxima quarta-feira, dia 7, para realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino superior para a qual foram aprovados.

O Ministério da Educação (MEC) ressalta a importância de os candidatos estarem atentos às condições, aos procedimentos e aos documentos necessários para a matrícula, além de observarem os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme estabelecido em edital próprio.

Aqueles que não foram selecionados nesta fase têm a opção de se inscrever na lista de espera para vagas que possam surgir em decorrência da desistência dos selecionados na primeira chamada. O prazo para manifestar interesse na lista de espera também se encerra no dia 7 de fevereiro, e a inscrição deve ser realizada por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

O MEC informa que a lista de espera poderá ser utilizada ao longo de todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preencher as vagas que eventualmente não forem ocupadas na chamada regular.

A convocação dos candidatos que estão na lista de espera será realizada pelas instituições de ensino superior no dia 16 de fevereiro.

O Sisu 2024, que teve uma única etapa de inscrição para todo o ano, ofereceu 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O MEC esclarece que a seleção do candidato garante apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu. A matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual o candidato foi selecionado.

As universidades e faculdades devem disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, e não podem cobrar quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

2 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

2 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

3 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

3 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

3 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.