Educação

Sisu 2024: Prazo para matrícula dos selecionados termina na quarta-feira

Os estudantes que foram selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 têm até a próxima quarta-feira, dia 7, para realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de ensino superior para a qual foram aprovados.

O Ministério da Educação (MEC) ressalta a importância de os candidatos estarem atentos às condições, aos procedimentos e aos documentos necessários para a matrícula, além de observarem os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme estabelecido em edital próprio.

Aqueles que não foram selecionados nesta fase têm a opção de se inscrever na lista de espera para vagas que possam surgir em decorrência da desistência dos selecionados na primeira chamada. O prazo para manifestar interesse na lista de espera também se encerra no dia 7 de fevereiro, e a inscrição deve ser realizada por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.

O MEC informa que a lista de espera poderá ser utilizada ao longo de todo o ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes para preencher as vagas que eventualmente não forem ocupadas na chamada regular.

A convocação dos candidatos que estão na lista de espera será realizada pelas instituições de ensino superior no dia 16 de fevereiro.

O Sisu 2024, que teve uma única etapa de inscrição para todo o ano, ofereceu 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. O MEC esclarece que a seleção do candidato garante apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu. A matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à comprovação na instituição para a qual o candidato foi selecionado.

As universidades e faculdades devem disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição, nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, e não podem cobrar quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.

Recent Posts

Novas pontes sobre o Tocantins transformam Marabá até 2027

As margens do rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, vivem um momento de…

60 minutos ago

Obras da COP30 em Belém avançam e ganham aval do BNDES

A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…

2 horas ago

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

5 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

This website uses cookies.