Em busca do fortalecimento do turismo paraense e do desenvolvimento regional de forma sustentável, a Secretaria de Turismo do Pará (Setur) reuniu-se, na terça-feira (22), com representantes das Associações de Municípios do Estado, e discutiu estratégias para impulsionar a integração entre os municípios e alavancar o setor turístico.
O Programa de Regionalização do Turismo foi o centro das discussões. A iniciativa busca valorizar as potencialidades de cada região, qualificando a gestão pública municipal e os conselheiros de turismo. A criação ou fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais (IGRs) também foi um ponto crucial, uma vez que essas instâncias são fundamentais para a coordenação de ações e a tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento do turismo regional.
“A regionalização é fundamental para potencializar o turismo no Pará. Ao trabalharmos de forma integrada, respeitando as especificidades de cada região, conseguimos transformar as nossas riquezas culturais e naturais em produtos turísticos de alta qualidade”, afirmou Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos e Interlocutor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo.
O Pará possui um enorme potencial turístico, com uma diversidade de paisagens, cultura e gastronomia que o torna um destino único no Brasil. A Setur, em parceria com os municípios, busca promover o estado como um destino atrativo para visitantes nacionais e internacionais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais.
Durante o encontro, foram abordados diversos temas importantes para o desenvolvimento do turismo no Pará, como a qualificação da gestão pública municipal e dos conselheiros de turismo, a produção de materiais promocionais e articulação de políticas públicas. Para tal, é preciso que as políticas públicas sejam pensadas de forma integrada, beneficiando tanto os municípios individualmente quanto as regiões turísticas como um todo.
A reunião entre a Setur e as associações de municípios representa um importante passo para o futuro do turismo no Pará. “Ao trabalhar em conjunto, os municípios e o governo estadual poderão potencializar as riquezas do estado e transformar o turismo em um motor de desenvolvimento econômico e social”, complementa Hugo.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.