Na última quarta-feira (11), representantes do trade turístico do Pará e membros da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizaram uma visita técnica às obras do Porto Futuro II e do Parque da Cidade, projetos estratégicos do Governo do Pará para a infraestrutura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém.
O grupo, composto por guias de turismo e agentes de viagem vinculados à ABAV-PA (Associação Brasileira de Agência de Viagens do Pará), foi recebido pela equipe de engenheiros responsáveis pelos projetos e pela arquiteta Karina Moriya, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), que coordena a execução das obras. Durante a visita, o presidente da ABAV-PA, Alex Silva, destacou a importância dos empreendimentos. “Acompanhamos de perto o andamento das obras para oferecer nossa visão técnica sobre a logística e a experiência do turista. Estamos muito satisfeitos com o progresso. Esses espaços se tornarão belos atrativos da cidade, deixando um legado permanente para a população e para o turismo local”, afirmou.
O projeto Porto Futuro II inclui a revitalização de antigos armazéns, que serão transformados em um Centro Gastronômico, um Centro de Inovação em Bioeconomia e uma sede da Caixa Cultural. Um dos armazéns, o galpão 4A, abrigará o Museu das Amazônias, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O museu contará com um acervo que abrange diferentes fases da história da Amazônia, desde sua ancestralidade até os tempos atuais. O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) também participará da curadoria do conteúdo museológico, em colaboração com o Centro de Pesquisa da Pan-Amazônia.
O Porto Futuro II será um ponto de convergência para atividades culturais, econômicas e turísticas, promovendo o patrimônio imaterial dos povos da Amazônia e estimulando a revitalização urbana.
Já o Parque da Cidade, localizado no bairro da Sacramenta, ocupará uma área de mais de 500 mil metros quadrados, com um paisagismo que cobrirá 50 hectares. O espaço está sendo construído onde ficava o antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio e contará com o Centro de Economia Criativa, além de um memorial dedicado à aviação. O parque também será um dos principais locais de eventos da COP 30.
Lucas Vieira, secretário-adjunto da Setur, destacou a importância dessas obras tanto para o lazer da população quanto para a economia do estado. “Esses dois grandes empreendimentos não só proporcionam áreas de convivência para os paraenses, como também são essenciais para impulsionar o turismo, atraindo visitantes do mundo todo. Combinando espaços verdes e iniciativas voltadas à bioeconomia, o Pará mostra seu alinhamento com as metas da COP 30 e reafirma o protagonismo do estado nas discussões globais. Além disso, as obras estão sendo realizadas dentro do cronograma estipulado pelo governo”, afirmou.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.