A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) deu início à operação “Caminhos de Nossa Senhora de Nazaré” nesta terça-feira, 8 de outubro, com o objetivo de oferecer suporte médico e hidratação aos milhares de promesseiros e peregrinos que participam do Círio de Nazaré. A ação envolve a mobilização de equipes multiprofissionais ao longo de importantes rotas de peregrinação, como a BR-316, a Alça Viária e os trajetos das procissões do Círio.
A Sespa montou 26 postos de atendimento ao longo das principais vias: seis na BR-316, cinco na Alça Viária e 15 nos percursos da Trasladação e do Círio. Todos esses pontos estarão equipados para prestar atendimentos médicos, fazer curativos e oferecer hidratação aos peregrinos.
Ivete Vaz, secretária de Saúde do Estado, explicou que os postos de atendimento serão equipados com materiais médicos, equipamentos de suporte básico, além de ambulâncias e equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos, garantindo um suporte completo aos participantes.
Os postos na BR-316 começam a funcionar às 19h desta terça-feira e seguirão até sábado, 12, às 7h da manhã. Já os postos da Alça Viária estarão ativos a partir de quarta-feira, 9, também até sábado. Nos dias das principais procissões, os 15 pontos de atendimento para a Trasladação e o Círio estarão em operação a partir das 16h do sábado e das 4h da madrugada de domingo.
BR-316:
Alça Viária:
Ao longo dos percursos da Trasladação e do Círio, serão instalados 15 postos de atendimento, localizados em pontos estratégicos como o Largo do Redondo, Igreja Assembleia de Deus, e instituições como Banco do Brasil e Caixa Econômica.
A operação da Sespa também incluirá suporte durante outras procissões importantes, como a Ciclo Romaria, Círio da Juventude e Círio das Crianças, entre os dias 19 e 28 de outubro. Para cada uma dessas ocasiões, haverá postos volantes que garantirão o atendimento necessário aos romeiros.
Com essa ampla estrutura de atendimento, a Sespa visa assegurar que todos os participantes do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, possam cumprir suas promessas e participar dos eventos com segurança e assistência de saúde adequada.
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.