Geral

Semas recebe prêmio por política de pesca sustentável em congresso internacional

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) foi a grande vencedora na categoria Políticas Públicas do Prêmio IFC Amazônia 2025, concedido durante o International Fish Congress & Fish Expo Brasil – edição Amazônia, nesta quarta-feira (23). O evento integra a programação preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, em 2025.

A premiação

A premiação reconhece iniciativas e ideias inovadoras voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva do pescado na região amazônica, com foco na segurança alimentar e na promoção de um futuro sustentável a partir dos pilares econômico, social e ambiental.

As indicações foram feitas de forma espontânea por formadores de opinião, influenciadores, representantes da academia e do setor produtivo. Em seguida, os projetos passaram pela avaliação do conselho do IFC Amazônia, que selecionou os vencedores com base em critérios de relevância, inovação e impacto positivo.

Na categoria Políticas Públicas, a Semas foi premiada pelas ações voltadas à implementação de Acordos de Pesca em diversas regiões do Pará, além da Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA) nº 186/2024, que atualizou as tipologias e o potencial poluidor das atividades, considerando o porte dos empreendimentos, o que resultou em um ambiente mais favorável ao desenvolvimento da aquicultura no estado.

Cerimônia

Durante a cerimônia de premiação, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou a importância do reconhecimento. “Hoje, o Governo do Estado recebeu, em nome da Semas, o prêmio de Políticas Públicas do Congresso Internacional da Pesca. É o reconhecimento de uma política que desenvolvemos desde 2021 e que já conta com 309 comunidades pesqueiras envolvidas em 12 acordos de pesca já firmados. Outros 16 acordos estão em construção. Esses acordos envolvem diretamente comunidades pesqueiras e são fundamentais não apenas para a sustentabilidade da pesca artesanal, mas também para a conservação da floresta, ao promover equilíbrio entre os diferentes usos dos recursos naturais na Amazônia”, afirmou o secretário, que também celebrou o reconhecimento ao trabalho coletivo da equipe da Semas.

Acordo de Pesca

As ações desenvolvidas no âmbito dos Acordos de Pesca no Pará fazem parte do programa Regulariza Pará e do Plano Estadual Amazônia Agora, principal estratégia do Governo do Pará para o clima e o meio ambiente. Os acordos são firmados pelas comunidades pesqueiras, que definem regras sobre como a pesca deve ocorrer e quais práticas devem ser adotadas para garantir o desenvolvimento das espécies e a conservação dos rios. Após a definição dessas regras, os acordos são homologados pelo Governo do Estado, por meio da Semas, que executa um conjunto de ações de conscientização e educação ambiental para garantir o cumprimento das regras definidas e a sustentabilidade da atividade pesqueira, que é sinônimo de segurança alimentar para as comunidades. Atualmente, mais de 17,9 mil famílias são beneficiadas por essas ações, que já alcançam 605 mil hectares de territórios de pesca artesanal.

News

Recent Posts

Pará recebe comitiva do Congo e da Indonésia interessada em estratégias de conservação da biodiversidade

A comitiva internacional formada por representantes da República do Congo e da Indonésia chegou ao…

9 horas ago

Minha Casa, Minha Vida: classe média pode contratar a partir de maio

Principal programa habitacional do país, o Minha Casa, Minha Vida foi oficialmente ampliado para a…

9 horas ago

Fórum debate políticas de bem-estar animal em Belém

A defesa e proteção dos animais foi o centro das discussões no Fórum Municipal de Debate…

9 horas ago

O Motivo Pelo Qual o Gatorade É Proibido em Alguns Países Europeus

Na maioria dos supermercados dos Estados Unidos, é comum encontrar uma seção inteira dedicada a…

9 horas ago

Como deixar suas panelas de inox brilhando e não passar vergonha com as visitas

Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto abrir o armário da cozinha para pegar uma panela…

19 horas ago

Governo do Pará destaca avanços e legado para a população a 200 dias da COP 30

Faltando 200 dias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que…

1 dia ago

This website uses cookies.