Geral

Semas promove roda de conversa com cientista junior na UsiPaz da Cabanagem

O teatro da Usina da Paz da Cabanagem, em Belém, sediou a exposição da cientista júnior do Instituto Nacional Nova Ciência (Inalc), Isabella Araújo, nesta última quarta-feira (10). A apresentação teve a participação dos alunos em pequenas experiências e uma palestra motivadora do trabalho da mini cientista. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Coordenadoria de  Educação Ambiental (Ceam), em comemoração alusiva ao Dia das Crianças, celebrado nesta quinta-feira (12).

Foto: Raquel Sanches – ASCOM SEMASSegundo Isabella, o evento foi uma oportunidade para contar um pouco da sua jornada e incentivar crianças e jovens a pesquisar sobre ciência. Além disso, a ‘mini cientista’ espera transmitir a metodologia Steam, que engloba a ciência, a tecnologia, a engenharia e a arte. Isabella apresentou dois projetos científicos, que ela desenvolveu dentro do Inalc: o Cultivo de Fungos Aspergillius Flavus na Microgravidade e o Mini Lan Steam, e também fez uma experiência com Coca-Cola e Mentos.

Foto: Raquel Sanches – ASCOM SEMASA coordenadora de educação ambiental da Semas, Andreia Monteiro, explica que foi uma contribuição positiva para o Dia da Criança. “É uma programação organizada para incentivar e dialogar com os alunos da comunidade da cabanagem, e a partir dessa exposição esperamos que os alunos sejam motivados e que futuramente seja possível ter um cientista mirim da área da Cabanagem”, afirma Andreia.

Foto: Raquel Sanches – ASCOM SEMASLarissa Gomes, mãe de Isabella, destaca a emoção de ver a filha incentivar várias crianças a estudarem áreas da tecnologia, engenharia, matemática e ciências. Ela também afirma que auxilia a filha, fazendo o planejamento para a criança conciliar os estudos, os projetos e o lazer.

O momento foi de alegria para Breno Samuel, de 9 anos, que pôde ver os projetos, os troféus, a exibição do foguete a base de água que pode alcançar até 300 metros e de conseguir fazer perguntas para Isabella sobre o espaço. Enquanto isso, a Ingrid Rafaele, de também 9 anos, ficou maravilhada com a experiência de Coca-cola e Mentos apresentada na área externa. “Ver uma criança, sendo cientista, é muito legal, porque eu amo matemática, e ela é alguém que ensina muito bem os outros”, disse Ingrid.

Texto de Vinicius Silva / Ascom Semas

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.