A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), por meio de sua Coordenadoria em Educação Ambiental (Ceam), realizou nesta terça-feira (19) uma oficina de compostagem na Universidade da Amazônia (Unama). A capacitação foi voltada para os alunos do 3º semestre do curso de nutrição, que a pedido dos próprios alunos da instituição, a secretaria realizou a oficina. Ao todo, participaram 13 alunos sob a supervisão da coordenadora do curso.
A compostagem é um processo natural de transformação de matéria orgânica em adubo, contribuindo para a redução do lixo orgânico e o enriquecimento do solo. Aprender e aplicar esse processo é fundamental para a promoção da agricultura sustentável e a preservação do meio ambiente.
“A importância dessa oficina, dentro da universidade, é de contribuir e trazer essa discussão de uma possibilidade do reaproveitamento do resíduo orgânico. E essa parceria com a turma de nutrição tem tudo a ver, porque ela agrega muito justamente para alunos e graduandos da área terem essa possibilidade de conhecer formas de reaproveitamento. Vale destacar que alguns alunos relataram que têm projetos sociais e também que já podem trabalhar utilizando a técnica da compostagem doméstica. Então, essa experiência foi bem proveitosa durante essa tarde, então a gente busca trabalhar isso, buscar uma alternativa para esse descarte do resíduo orgânico como possibilidade na construção da compostagem”, explicou a técnica da Semas.
“Foi uma iniciativa muito importante, muito valiosa para os nossos discentes de nutrição. Eles estão no nosso terceiro semestre, estão começando a observar a importância de toda a reciclagem, foi uma opção deles trabalharem com a horta, saber como é o processo, o manejo, trabalhando totalmente na área teórica para depois eles começarem a produzir na parte prática. Então é trazer esse retorno como uma aula de extensão em si que vai trazer retorno, uma vivência para o nosso uso doméstico, futuramente também algo maior, industrial, mas já começando a fazer a sementinha em cada um deles, como a coleta seletiva adequada, o que muitos aqui a gente desconhecia literalmente, e com os nossos utensílios domésticos a gente consegue trazer esse retorno”, detalha a professora universitária.
Texto: Lucas Quirino – Ascom / Semas
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.