Na última terça-feira (25), representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) reuniram-se com Juliano Ribeiro, superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Pará. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços institucionais e promover uma atuação integrada entre as instituições.
Os participantes discutiram estratégias de parceria para ação integrada de planejamento logístico. Uma das possibilidades analisadas foi a atuação conjunta da Abin e do Estado na segurança da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém no próximo ano.
Além disso, foram discutidas propostas e estratégias integradas para aperfeiçoar os mecanismos de controle e fiscalização ambiental. Também visaram aprimorar as ações de combate a ilícitos ambientais no Estado. Os participantes analisaram a possibilidade de firmar acordos de cooperação para a realização de cursos de instrução sobre inteligência e segurança institucional.
Bruna Serrão, gerente da AISC, destacou a importância da parceria: “Essa parceria com a Abin é extremamente importante para reforçar ainda mais a colaboração com o sucesso das nossas investigações que têm sido feitas e que foram demonstradas hoje. E ainda, é claro, com a perspectiva de capacitação dos nossos técnicos, caso aconteça junto com essa parceria com a Agência. Isso vai ser extremamente importante, já que poderemos, com essa capacitação, repassar este conhecimento para outros servidores da Semas”.
Servidores da AISC relataram operações de fiscalização e repressão a ilícitos ambientais realizadas pela SEMAS. Juliano Ribeiro ficou impressionado com a quantidade de operações bem-sucedidas: “Podemos fazer instruções de metodologia e difusão de conhecimentos juntando outras secretarias e fazendo uma oficina”.
A parceria com a Abin pode gerar inúmeros benefícios para o Estado, especialmente na preparação para eventos de grande porte como a COP 30. A integração das ações de segurança e inteligência é essencial para garantir a proteção dos participantes e do evento em si. As capacitações e treinamentos previstos também contribuirão para o aprimoramento das operações de fiscalização e combate a crimes ambientais, fortalecendo a atuação da SEMAS no Pará.
A SEMAS, com sua estrutura robusta e bem definida, demonstrou seu compromisso com a fiscalização ambiental e a segurança institucional. A parceria com a Abin é um passo importante para consolidar esse compromisso e garantir a implementação de medidas de segurança eficientes e integradas.
O sucesso das operações de fiscalização e repressão a ilícitos ambientais realizadas pela SEMAS é um indicativo do potencial da parceria com a Abin. A colaboração entre as instituições permitirá o desenvolvimento de ações mais coordenadas e efetivas, beneficiando não apenas a segurança do Estado, mas também a proteção do meio ambiente e o bem-estar da população.
Saiba mais:
Pará Destaca Bioeconomia, Restauração Florestal e Preparativos para a COP 30 em Evento em São Paulo
Prefeitura de Belém Apresenta Iniciativas para a COP 30 em Fórum Nacional sobre Mobilidade Urbana
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.