A Secretaria de Justiça do Pará (Seju), por meio da Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (CMDV), esteve, nos dias 4 e 5 de junho, nos terminais hidroviário e rodoviário de Belém para realizar ações educativas e preventivas junto aos passageiros. O objetivo era orientálos sobre a importância de observar os direitos assegurados por lei e como proceder em casos de violação.
A coordenadora do CMDV, Roberta Vasconcelos, explica que a iniciativa faz parte das ações planejadas pela Seju para o verão. “Ouvimos demandas de pessoas que, por exemplo, têm problemas com a acessibilidade em algum momento durante a viagem ou dúvidas sobre como proceder quando um direito é desrespeitado fora da sua cidade de origem. Então realizamos um trabalho educativo, orientando sobre os canais indicados para tentar resolver a situação apresentada e monitoramos os casos de direitos violados”.
A ação também distribuiu material com informações sobre a atuação da Seju em orientação jurídica, social e psicológica para quem teve algum direito desrespeitado. A advogada Maria de Lourdes estava aguardando a viagem de volta para casa, em uma comunidade perto de Marabá, na região de Carajás, e aprovou a iniciativa.
“Conheço muitas pessoas que têm direitos violados e nem percebem ou que reconhecem a situação, mas não sabem o que fazer. Ter essa orientação e entender quais são os meios recomendados para cada situação é importante para ajudar essas pessoas a terem uma vida mais justa”, afirma.
A CMDV ainda vai realizar outras ações educativas durante o mês de julho. Em Belém, a coordenadoria funciona na sede da Secretaria de Justiça, na rua 28 de Setembro, 339, bairro da Campina, com atendimento aberto ao público de 08h às 14h.
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.