A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, participa do Encontro Nacional das Comissões Interinstitucionais Estaduais de Educação Ambiental (CIEA) e o Encontro Nacional Água, Educação e Meio Ambiente que acontecem em Brasília (DF), desde a última segunda-feira (31) e seguem até o dia 03 de agosto de 2023.
O objetivo do encontro é discutir a estrutura e o funcionamento das Comissões, apresentar alternativas de constituição e sustentabilidade das Comissões nos Estados, aproveitando-se de experiências bem sucedidas, e recomendar uma proposta para suas diretrizes, além de rearticular e fortalecer a parceria do Órgão Gestor (OG) da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) com as CIEA de todo o Brasil.
A especialista em educação ambiental da Seduc, Emilly Silva, é uma das participantes e destacou sobre a importância da iniciativa para o desenvolvimento da educação ambiental no Estado. “O evento vem ao encontro da política de educação ambiental formal, de sustentabilidade e clima do estado do Pará. Isso mostra que estamos em consonância com as políticas públicas do órgão gestor de educação ambiental. Além disso, a CIEA do Pará segue com a missão de trabalhar a educação ambiental de forma integrada e articulada com as diversas instituições que compõem esse coletivo e, também, proporcionar o intercâmbio com outros estados. O encontro está sendo muito produtivo e é muito bom ver a reconstrução da educação ambiental no país por meio desse encontro. O estado do Pará também está trazendo a sua experiência para somar com esse evento”, destacou ela, que está na Coordenação de Ensino Fundamental Anos Finais, da Seduc.
O Encontro das CIEA é uma ação do Órgão Gestor (OG) da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Educação (MEC). O Encontro Nacional Água, Educação e Meio Ambiente trata-se de uma ação conjunta, promovida e realizada pela parceria entre a Coordenação-Geral de Educação Ambiental para a Diversidade e Sustentabilidade (CGAMS), do MEC, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA), do MMA, a fim de articular e planejar ações integradas e conjuntas nos respectivos territórios de atuação.
O evento contou ainda com a participação da coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Andreia Monteiro e Brendo Santos da Cooperativa de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis Visão Pioneira, do distrito de Icoaraci.
Texto: Clayton Santos (Ascom Seduc)
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.