Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a Secretaria Municipal de Cultura de Marituba (Secult), abriu nesta quinta (17), a exposição “Patrimônios Mariuaras – Conectando Raízes”.
A exposição retrata o patrimônio histórico de Marituba através de diversas manifestações artísticas, entre elas, a poesia, as artes plásticas, as ilustrações e a fotografia.
São aproximadamente 20 artistas do município, todos selecionados através do Cadastro Cultural realizado pela Secult.
A exposição está instalada na Biblioteca Pública Municipal e está aberta à visitação até o dia 22 de agosto, sempre das 9 às 17 horas.
A secretária de Cultura, Bárbara Besteiro, destaca que é a primeira vez que este tipo de exposição é realizado no município que busca homenagear o patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, através de uma exposição.
“São os nossos patrimônios e nossos artistas valorizando a nossa cultura. É um momento histórico para Marituba”, ressaltou a secretária.
Entre os destaques da exposição também estão os mantos do Menino Deus, os figurinos da Escola de Samba Vai Quem Quer, pinturas em telas e fotografias.
Um dos artistas que estão em exposição é o jornalista, artista plástico e escritor Jorge Granhen. Dois quadros de pintura em óleo mostram uma Marituba histórica, da época da Estrada de Ferro Belém Bragança.
Sua filha Geni Begot Granhem, também artista plástica e escritora, é uma das expositoras. Ela afirma que a obra do pai e suas obras que pretendem mostrar ao mundo o patrimônio histórico e cultural do município.
“O legado de Jorge Granhem traz um registro histórico através da arte. São mais de 20 obras que mostram os primeiros momentos de formação do município”, destaca.
Outro expositor é o ilustrador Gabs Fernandes que mostra através de suas ilustrações pontos históricos de Marituba.
“Minha relação com Marituba é uma relação de carinho. Boa parte da minha infância eu passei aqui. As ruas e as pessoas me trazem lembranças que eu quis ilustrar através do meu trabalho”, comentou.
Serviço:
Exposição Patrimônios Mariuaras
Conectando Raízes
Aberto a visitação 18, 21 e 22 de agosto – 9h às 17h na Biblioteca Municipal.
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.