A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do programa Startup Pará, realizou nesta quarta-feira (20), a 2ª edição do evento “Elas Inovam”.
A iniciativa é alusiva ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, proporcionando roda de conversas, novos conceitos, ideias e inovação sobre o empreendedorismo feminino.
Mediado pela coordenadora do Startup Pará, Maria Trindade, o encontro fortaleceu vários eixos mercadológicos, como explica a coordenadora.
“Temos como objetivo apoiar ideias que tragam inovação, tecnologia que partam do púbico feminino. Somente a educação e o investimento podem transformar a realidade dessas mulheres que gostariam de sair do status de dona do lar para abrir seu próprio negocio”, afirmou.
Na ocasião, foram realizadas palestras sobre o Projeto Empreend’Elas, apoiado pela Sectet, e sobre saúde mental, ministrada pela psicóloga Karyny Silva.
Após isso, iniciou-se a roda de conversa com o tema “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação: propulsores da transformação”, reunindo mulheres empreendedoras para discutir quanto a inserção feminina em liderança no mercado de trabalho.
Uma destas empreendedoras contempladas pelo programa Startup Pará é Izete Costa, mais conhecida como Dona Nena, que atualmente possui produção de chocolate na Ilha do Combu. Ela destaca a importância de iniciativas que estimulem, cada vez mais, mulheres à frente de seus negócios.
“Foi muito importante participar do evento hoje, pois como mulher e empreendedora, me sinto feliz de ter sido contemplada pelo edital da startup, podendo fomentar nosso projeto, retirando mel e mantendo a floresta em pé” disse.
No Estado do Pará, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucepa), são 179 mil empresas registradas sob o comando de mulheres. O percentual de empresas com mulheres empreendedoras teve um aumento de 37% comparado aos anos de 2018 e 2023.
Eventos nesta temática, realizados pelo StartUp Pará, contribuemi para que as mulheres se impulsionem ao mercado de trabalho e/ou consiga ampliar sua rede de trabalho e divulgação de ações.
O evento contou também com a participação da gerente de projetos da área de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres, Virgínia Contijo.
“A ONU Mulheres é a única das associações unidas que tem um mandato, que é o que a gente chama de nosso objetivo e nossa função que é empoderar mulheres e meninas e promover a igualdade de gênero. Em 2023, a gente atingiu um bom pico e, atualmente, temos mais de 10 milhões de empreendedoras no Brasil inteiro. De todos os empreendedores, 34% são mulheres. É o maior número de porcentagem de participação feminina de empreendedores que já se viu. As mulheres estão cada vez mais ganhando mais espaço”, reforçou Virginia Contijo.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.