Geral

Sectet promove o projeto “Elas Inovam” para o diálogo e inovação sobre o empreendedorismo feminino

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do programa Startup Pará, realizou nesta quarta-feira (20), a 2ª edição do evento “Elas Inovam”.

A iniciativa é alusiva ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, proporcionando roda de conversas, novos conceitos, ideias e inovação sobre o empreendedorismo feminino.

Mediado pela coordenadora do Startup Pará, Maria Trindade, o encontro fortaleceu vários eixos mercadológicos, como explica a coordenadora.

“Temos como objetivo apoiar ideias que tragam inovação, tecnologia que partam do púbico feminino. Somente a educação e o investimento podem transformar a realidade dessas mulheres que gostariam de sair do status de dona do lar para abrir seu próprio negocio”, afirmou.

Na ocasião, foram realizadas palestras sobre o Projeto Empreend’Elas, apoiado pela Sectet, e sobre saúde mental, ministrada pela psicóloga Karyny Silva.

Após isso, iniciou-se a roda de conversa com o tema “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação: propulsores da transformação”, reunindo mulheres empreendedoras para discutir quanto a inserção feminina em liderança no mercado de trabalho.

Uma destas empreendedoras contempladas pelo programa Startup Pará é Izete Costa, mais conhecida como Dona Nena, que atualmente possui produção de chocolate na Ilha do Combu. Ela destaca a importância de iniciativas que estimulem, cada vez mais, mulheres à frente de seus negócios.

“Foi muito importante participar do evento hoje, pois como mulher e empreendedora, me sinto feliz de ter sido contemplada pelo edital da startup, podendo fomentar nosso projeto, retirando mel e mantendo a floresta em pé” disse.

No Estado do Pará, segundo dados da Junta Comercial do Estado (Jucepa), são 179 mil empresas registradas sob o comando de mulheres. O percentual de empresas com mulheres empreendedoras teve um aumento de 37% comparado aos anos de 2018 e 2023.

Eventos nesta temática, realizados pelo StartUp Pará, contribuemi para que as mulheres se impulsionem ao mercado de trabalho e/ou consiga ampliar sua rede de trabalho e divulgação de ações.

O evento contou também com a participação da gerente de projetos da área de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres, Virgínia Contijo.

“A ONU Mulheres é a única das associações unidas que tem um mandato, que é o que a gente chama de nosso objetivo e nossa função que é empoderar mulheres e meninas e promover a igualdade de gênero. Em 2023, a gente atingiu um bom pico e, atualmente, temos mais de 10 milhões de empreendedoras no Brasil inteiro. De todos os empreendedores, 34% são mulheres. É o maior número de porcentagem de participação feminina de empreendedores que já se viu. As mulheres estão cada vez mais ganhando mais espaço”, reforçou Virginia Contijo.

Recent Posts

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

4 dias ago

Professoras paraenses levam a inovação da Amazônia ao Google Brasil e inspiram a educação nacional

A excelência e a criatividade pedagógica da rede pública do Pará foram celebradas em um…

4 dias ago

Belém amplia conectividade com 40 novas antenas para COP30 e legado digital

A cidade de Belém se prepara para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre…

7 dias ago

Falência da BBF expõe crise da bioenergia na Amazônia e insegurança jurídica no Pará

A Brasil BioFuels (BBF), uma das maiores companhias de biocombustíveis da Amazônia, teve sua falência…

7 dias ago

Donas de casa descobriram como clarear panos de prato encardidos sem cloro

Você já tentou lavar aquele pano de prato encardido, esfregou com sabão, deixou de molho,…

1 semana ago

Belém vira palco global da Amazônia e da música

Em novembro, a floresta amazônica se tornará protagonista de uma celebração inédita. Pela primeira vez…

2 semanas ago

This website uses cookies.