Desde 2023, a Santa Casa do Pará realiza o projeto “Educação em saúde bucal da mamãe para o bebê”, voltado às gestantes, puérperas e acompanhantes atendidas na Casa da Gestante da instituição. A iniciativa inclui palestras educativas quinzenais, com foco em orientar sobre a escovação correta, a importância das consultas odontológicas durante o pré-natal, higiene bucal do recém-nascido e outros cuidados essenciais à saúde da mãe e do bebê.
O projeto é conduzido pelo cirurgião-dentista Tiago Navega, em parceria com as estudantes de odontologia Thayssa Santos (UFPA) e Maria Luiza Alvares (Fibra), que ministram as palestras de forma acessível e acolhedora.
Segundo Tiago Navega, muitas pacientes que chegam à Casa da Gestante são oriundas do interior do Estado e desconhecem que o pré-natal odontológico é um direito garantido pelo SUS, previsto na Caderneta da Gestante.
“A gente esclarece que esse acompanhamento existe e que é seguro, inclusive com uso de anestesia, além de indicar o período ideal para realizar os tratamentos. Também falamos sobre a dentição do bebê e desmistificamos mitos que ainda persistem”, explica o dentista.
Além de beneficiar as pacientes da Santa Casa, o projeto tem efeito multiplicador: ao retornarem para suas cidades, as gestantes levam as informações aprendidas e ajudam a sensibilizar outras mulheres.
É o caso de Rosicleia dos Santos, de Paragominas, que está na quinta gestação. “Nunca soube que toda gestante tem direito a atendimento odontológico no pré-natal. Já tive quatro filhos e nunca fiz esse tipo de acompanhamento. Agora sei da importância e quero compartilhar isso com outras grávidas da minha cidade”, afirmou.
Durante as palestras, as participantes também aprendem que a saúde bucal interfere diretamente na saúde da gestante e do bebê. Estudos mostram que infecções não tratadas podem contribuir para partos prematuros, bebês com baixo peso e outras complicações.
A cirurgiã-dentista Isabelle Alves, idealizadora do projeto, participou da palestra nesta quinta-feira (29) e relembrou como a ação surgiu:
“Fui chamada para avaliar uma paciente na Casa da Gestante e percebi que muitas mulheres não tinham qualquer informação sobre higiene bucal durante a gravidez. Pensei em como poderia contribuir e comecei com palestras simples, mas objetivas, para garantir que elas entendam como cuidar da saúde bucal e o impacto disso na gestação”, relatou.
Tem dias em que a gente entra em casa e sente um cheiro estranho no…
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA O Presidente da COOPERATIVA DOS TAXISTAS DA DUQUE DE CAXIAS - COOPERDUQUE,…
Se você cozinha com frequência, já deve ter notado que, com o tempo, o exaustor…
Um comitê de trabalho interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se…
A Prefeitura de Belém celebrou, junto ao Governo do Pará, o lançamento do plano de investimentos…
Quem mora na região Norte sabe que o calor intenso faz parte da rotina, as…
This website uses cookies.