Saúde

Santa Casa do Pará comemora 374 anos de dedicação à saúde

 

A Santa Casa de Misericórdia do Pará, fundada em 24 de fevereiro de 1650, é uma das pioneiras na estruturação de serviços de saúde no Brasil. Inspirada na Misericórdia de Lisboa (Portugal), a instituição tinha como lema atender a diversas necessidades sociais, desde a educação até o cuidado com os enfermos e necessitados.

Ao longo de mais de dois séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará construiu asilos, hospícios e cemitérios, desenvolvendo obras de caridade e saúde nesses locais. Em 1808, incorporou ao seu patrimônio o Hospital Senhor Bom Jesus dos Pobres, construído por D. Frei Caetano Brandão em 1787. No final do século XIX, um novo prédio foi construído no bairro do Umarizal para atender melhor às necessidades da população. Na década de 1990, a instituição passou a ser uma fundação estadual.

Hoje, com 374 anos de atividade, a Santa Casa é a instituição de saúde mais experiente do estado e tem acumulado diversas conquistas para a população do Pará. Atualmente, a Santa Casa é uma instituição pública, que atende 100% SUS, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública.

A Santa Casa tem como missão “cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento” e já obteve importantes certificações, como a ONA 3, que atesta a excelência em padrões de qualidade e segurança, gestão integrada e excelência em gestão.

Apesar de possuir um prédio histórico, a Santa Casa vem se modernizando, mantendo todo o seu patrimônio histórico e cultural. A instituição promove ciclos de melhoria diariamente e está em processo de acreditação internacional, que deve ser concluído no final de 2024.

Este ano, a instituição terá diversas inaugurações de espaços assistenciais, culturais e históricos, totalizando uma área de 2.628 metros quadrados, com um investimento de quase R$6 milhões em obras. Essas melhorias fazem parte do projeto de requalificação do Complexo Centenário, que visa tornar a Santa Casa um complexo moderno, mas preservando a memória de sua construção centenária.

Para comemorar o aniversário de 374 anos, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará realizará um culto ecumênico com a apresentação do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco. A celebração ocorrerá nesta sexta, 23, às 8h, no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde (CETS).

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.