Saúde

Santa Casa do Pará comemora 374 anos de dedicação à saúde


 

A Santa Casa de Misericórdia do Pará, fundada em 24 de fevereiro de 1650, é uma das pioneiras na estruturação de serviços de saúde no Brasil. Inspirada na Misericórdia de Lisboa (Portugal), a instituição tinha como lema atender a diversas necessidades sociais, desde a educação até o cuidado com os enfermos e necessitados.

Ao longo de mais de dois séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia do Pará construiu asilos, hospícios e cemitérios, desenvolvendo obras de caridade e saúde nesses locais. Em 1808, incorporou ao seu patrimônio o Hospital Senhor Bom Jesus dos Pobres, construído por D. Frei Caetano Brandão em 1787. No final do século XIX, um novo prédio foi construído no bairro do Umarizal para atender melhor às necessidades da população. Na década de 1990, a instituição passou a ser uma fundação estadual.

Hoje, com 374 anos de atividade, a Santa Casa é a instituição de saúde mais experiente do estado e tem acumulado diversas conquistas para a população do Pará. Atualmente, a Santa Casa é uma instituição pública, que atende 100% SUS, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública.

A Santa Casa tem como missão “cuidar da saúde das pessoas gerando conhecimento” e já obteve importantes certificações, como a ONA 3, que atesta a excelência em padrões de qualidade e segurança, gestão integrada e excelência em gestão.

Apesar de possuir um prédio histórico, a Santa Casa vem se modernizando, mantendo todo o seu patrimônio histórico e cultural. A instituição promove ciclos de melhoria diariamente e está em processo de acreditação internacional, que deve ser concluído no final de 2024.

Este ano, a instituição terá diversas inaugurações de espaços assistenciais, culturais e históricos, totalizando uma área de 2.628 metros quadrados, com um investimento de quase R$6 milhões em obras. Essas melhorias fazem parte do projeto de requalificação do Complexo Centenário, que visa tornar a Santa Casa um complexo moderno, mas preservando a memória de sua construção centenária.

Para comemorar o aniversário de 374 anos, a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará realizará um culto ecumênico com a apresentação do Coral Saúde e Vida Maria Helena Franco. A celebração ocorrerá nesta sexta, 23, às 8h, no auditório do Centro de Ensino e Treinamento em Saúde (CETS).


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

3 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

3 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

3 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.