Com a edição especial “Odoyá, Iemanjá!”, o projeto Samba Batuque da Feira do Açaí promove no próximo dia 02 de Fevereiro, a segunda edição de 2024 do evento que acontece, há três anos, na primeira sexta-feira do mês, na Feira do Açaí, ponto turístico, histórico e ancestral de Belém.
A Roda de Samba Fé no Batuque, que promove a programação mensal, preparou uma edição especial com as participações do trio Pimenta Doce, formado por Anouk Lacoste, Maiara Almeida e Zé Diogo; o grupo Samb’Axé e as cantoras Ruth Costa, Iara Mê, Mary Rodrigues e Priscila Cobra. Na discotecagem, a DJ Jack Sainha faz a abertura do evento, a partir das 20 horas.
“Como esta edição cai no dia em que as religiões de matriz afro comemoram o dia da orixá Iemanjá, rainha do mar, nós resolvemos fazer essa homenagem a ela com a presença de vozes femininas e artistas que também trabalham com a valorização da nossa ancestralidade e da cultura afro brasileira”, destaca o organizador do evento, compositor e intérprete, Geraldo Nogueira.
O projeto cresce a cada edição e, a partir deste ano, conta com a mentoria de Produção da Amazônia Política Cultural, da produtora cultural Lorena Saavedra, visando uma melhor organização e o diálogo com instituições públicas e privadas para que a Feira do Açaí se torne um espaço de direito de manifestações artísticas e culturais. “A Feira do Açaí é um dos principais pontos de Belém. Foi a partir dele que a cidade começou. Contemplar esse espaço, que empreende um dos nossos maiores símbolos de identidade cultural – o açaí – por meio do samba, do batuque, do carimbó, é valorizar a ancestralidade amazônica importantíssima para a manutenção da nossa cultura”, ressalta Lorena.
O Samba Batuque da Feira do Açaí é uma iniciativa popular e independente, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de democratizar a arte e a cultura, além de valorizar artistas locais e o patrimônio histórico da cidade. A programação é aberta ao público, mas a organização chama atenção sobre a importância da contribuição consciente para ajudar com os custos de realização, logística e estrutura do evento. As pessoas podem contribuir por meio do “chapéu antecipado” no valor de R$20, na plataforma Sympla ou de qualquer valor por Pix ou em dinheiro durante o evento. Quem contribui também participa do sorteio de uma imagem de São Jorge e outros brindes.
Conhecidos por promoverem rodas de samba em seu formato original, em espaços públicos históricos e populares da cidade, os integrantes da Roda de Samba Fé no Batuque se apresentam em volta de uma mesa com toalha branca, uma imagem de São Jorge e outra de Zé Pilintra, no centro. No repertório, grandes sucessos do samba de raiz, além de músicas autorais. A roda reúne grandes músicos e sambistas que trazem diferentes experiências musicais na bagagem. São eles: Fred Willian (flauta), Geraldo Nogueira (pandeiro e voz), Leandro Lima (voz e cavaco), Neto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão).
O projeto fechou uma parceria com a Campanha de Carnaval “Bloco Salva-vidas” da Fundação Hemopa, para fortalecer as doações de sangue para o bando do hemocentro neste período do Carnaval, quando as doações reduzem devido às festas.
A Roda de Samba Fé no Batuque fará uma apresentação solidária no prédio sede do Hemopa, no dia 6 de fevereiro, às 10 horas, voltada para quem for doar nesse dia, que poderá assistir o show de graça e fazer uma boa ação. Os doadores que comparecerem devido à Campanha devem informar o código 1618.
Samba Batuque da Feira do Açaí – Edição “Odoyá, Yemanjá!”
Data: sexta-feira, 02/02
Hora: 20h
Local: Feira do Açaí (Endereço: Tv. Marquês de Pombal. Campina. Complexo do Ver-o-peso)
Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913 / @sambatuquefeiradoacai
Data: terça-feira, 06/02
Hora: 10h
Local: Fundação Hemopa Sede – entrada pela Esquina da Tv. Serzedelo Corrêa com Tv. Padre Eutíquio, R. dos Caripunas, 2109 – Batista Campos.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.