Geral

Retomada da Linha Fluvial Belém/Mosqueiro Atrai Mais de 800 Passageiros

 

O primeiro fim de semana de operação da linha fluvial municipal Belém/Mosqueiro atingiu seu objetivo de aliviar o transporte público por ônibus, especialmente no retorno de Mosqueiro no domingo, 21, e na segunda-feira, 22, quando a demanda aumenta. A linha, operada pela Prefeitura Municipal de Belém (PMB) através da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), foi bem recebida pela população.

Operação com o Navio Solimões

A operação da linha é realizada com o navio Solimões, que tem capacidade para 208 passageiros, mas pode transportar mais pessoas se necessário, conforme explica Cássio Costacurta, chefe da Divisão de Transporte Hidroviário da Semob. O navio está programado para voltar a operar no próximo fim de semana.

Retorno da Linha Fluvial

O navio Solimões começou a operar na sexta-feira, 19, com viagens até segunda-feira, 22, partindo do Terminal Hidroviário de Belém, na avenida Marechal Hermes, às 7h30, e do Terminal Hidroviário do Mosqueiro-IP4, na Vila, às 16h30. A princípio, o serviço atende principalmente à demanda turística e de lazer, que aumenta durante as férias escolares e a alta temporada, operando às sextas, sábados, domingos e segundas-feiras.

Com uma viagem de aproximadamente duas horas, a intenção é gradualmente ampliar o serviço para dias úteis, atendendo também os moradores da ilha. A linha, criada em julho de 2023, enfrentou interrupções devido a obras no flutuante, geridas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sendo a última suspensão em março de 2024.

Crescimento Gradativo

No primeiro fim de semana, em quatro dias, o Solimões transportou 378 passageiros para Mosqueiro e trouxe 509 de volta, demonstrando que a meta foi alcançada. “A expectativa era atender a grande demanda de passageiros que se deslocam para a ilha durante a alta temporada, oferecendo uma alternativa ao transporte por ônibus e aliviando o sistema, especialmente no retorno de Mosqueiro”, explicou Cássio Costacurta.

A previsão é de um crescimento gradativo de passageiros conforme mais pessoas tomem conhecimento do serviço. Na sexta-feira (19), 38 passageiros partiram do THB em Belém, no sábado foram 201, e no domingo, 111. Na segunda-feira, 28 pessoas ainda viajaram para Mosqueiro.

Movimentação Intensa e Orientação

O sábado e o domingo registraram a maior demanda de ida para Mosqueiro, enquanto o domingo e a segunda-feira tiveram a maior movimentação de retorno. No domingo, o Solimões partiu do IP4 com sua capacidade total e na segunda-feira, com 199 passageiros.

Agentes de transporte orientaram os passageiros e garantiram o cumprimento dos horários de partida, bem como o embarque e desembarque seguros nos terminais hidroviários de Belém (THB) e Mosqueiro (IP4).

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.