Geral

Rede municipal recebe cartilha para atuar com pedagogia pelos direitos humanos e antirracista

No ambiente escolar as crianças constroem aprendizados e fazem descobertas sobre a vida. Nesta perspectiva, o estabelecimento de uma educação antirracista é fator determinante para contribuir com a formação cidadã dos estudantes.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Comandante Klautau recebeu exemplares da cartilha “Marielle: Direitos Humanos e Antirracismo na Infância”, um instrumento pedagógico que auxilia no fortalecimento de práticas antirracistas no ambiente escolar. A cartilha utiliza uma linguagem acessível para as crianças e mostra como o racismo ocorre no cotidiano.

“Hoje tivemos o privilégio de receber a cartilha, que é um material que nos dará bastante suporte, nos ajudará a trabalhar com as crianças sobre a temática dos direitos humanos e antirracismo na infância, de forma mais lúdica, através da história da Marielle”, afirma a coordenadora pedagógica da EMEF Comandante Klautau, Karol Oliveira.

“Estou muito feliz em conhecer a história da Marielle. Eu gostei bastante como ela e seus amigos da escola conversam sobre o racismo e em como devemos acolher a outra pessoa”, diz a estudante do 4º ano, Jhully Sophia.

Educação Antirracista

O material didático foi organizado pela Coordenadoria de Educação para as Relações Étnico-Raciais (Coderer), vinculada à Semec, em parceria com o Instituto Paulo Fonteles (IPF) e a Comissão de Organização do Projeto Acervo de Memórias, Histórias, Direitos Humanos e Cidadania, da UFPA.

“O racismo está presente em todos os ambientes da sociedade, em todas as instituições. Por isso, a escola possui um papel fundamental nesse combate ao racismo, por isso acreditamos em uma educação antirracista” afirma a professora Sinara Dias, coordenadora da Coderer.

Os personagens que fazem parte da história são crianças de 9 anos. A personagem principal se chama Marielle, ela é negra e na vivência familiar aprendeu a enfrentar o racismo de várias formas e compartilha com os amigos da escola sobre essas vivências.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.