A educação pública paraense é, mais uma vez, destaque nacional ao obter o melhor desempenho da região Norte na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Com 295 notas acima de 950 pontos, o Pará também está entre os cinco melhores estados do país na prova, que teve os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), na segunda-feira (13).
“Esse é um momento de extrema felicidade, visto que o Pará é o estado do Norte com o melhor desempenho nas redações do Enem de 2024, e o quinto do Brasil. Investir em educação, garantir mais oportunidades e tempo de aula, além da valorização e dedicação incansável dos professores e estudantes são um dos pontos relevantes para esse resultado. Nossos estudantes podem sempre ir além. Hora de comemorar!”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.
O Pará teve o 8º maior número de inscritos no Exame e alcançou 100% de estudantes concluintes do Ensino Médio inscritos. Só a rede pública estadual recebeu 75.738 inscrições e, em todo o Estado, foram confirmadas 247.752 inscrições.
Uma dessas inscrições foi a da estudante Glenda Siqueira, da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, localizada em Belém. A estudante da 3ª série do Ensino Médio obteve 920 pontos na redação do Enem e revela estar muito feliz com a conquista e com o ensino que recebeu. “Quando vi minha nota na redação senti muita alegria e felicidade. Eu estudo aqui desde o primeiro ano do Ensino Médio e sempre participei de muitos projetos de estudos. Com certeza nesse último ano o foco foi muito na redação do Enem, a professora Ione se dedicou muito, ajudou aluno por aluno, leu cada redação, uma por uma, e hoje vejo esses resultados incríveis que são mérito dela e dos alunos”, disse.
O destaque da rede pública de ensino do Pará no Enem 2024 é fruto de muito trabalho do Governo Estadual que, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem priorizado a educação dos paraenses. Outra prova disso é o resultado histórico da educação da rede estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado no ano passado, onde o Pará cresceu 1,3 pontos. Com a nota 4,3 no Ensino Médio, que é de responsabilidade exclusiva do Estado, o Pará saiu do 26º lugar em 2021, para a 6ª colocação no ranking nacional índice. O cálculo e a divulgação dos dados são feitos a cada dois anos pelo do Inep.
“Crescemos 1,3 pontos. O segundo maior crescimento da história do Brasil é de 0,7, quase a metade do que o Pará fez. Estamos na sexta melhor rede estadual do Brasil e, quando a gente olha a rede total, estamos na sétima melhor do Brasil, saímos do penúltimo e último lugar, ou seja, um crescimento consolidado. Crescemos mais na aprendizagem, no fluxo e [tivemos uma] maior taxa de participação, você vê em todos os aspectos que a rede estadual do Pará avançou”, destaca o secretário Rossieli Soares.
Outra estratégia que contribuiu para os resultados positivos da rede pública estadual foi a nova matriz curricular proposta pela Seduc em 2024, onde a carga horária das disciplinas ofertadas foi ampliada, passando de 1.800 para 2.400 horas, o que garantiu mais tempo de aprendizagem para os 500 mil estudantes paraenses. Componentes curriculares como Língua Portuguesa e Matemática, ganharam mais dois tempos de aula, saindo de três para cinco tempos. Também foi acrescentado um tempo de aula nos componentes curriculares de Biologia, Química, Física, História e Geografia. De forma inédita no Brasil e no mundo, a Matriz Curricular oferta, inclusive, o componente de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, obrigatório para todas as etapas de ensino.
A Secretaria ainda garantiu durante todo o ano aulas preparatórias em Redação e Matemática, nas Usinas da Paz. Foram 2.924 estudantes beneficiados com aulas gratuitas, simulados, exercícios e material didático. Por meio das Diretorias Regionais de Ensino, vários estudantes também participaram de aulas nos finais de semana, trabalhando conteúdo, habilidades e competências do Exame Nacional. Além de diversas outras iniciativas como Enem Pai D’égua e as aulas transmitidas pelo Centro de Mídias da Educação Paraense (Cemep) da Seduc e o Enem 2.0, do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.