O projeto cultural “Maestro Altino Pimenta: Vida e Obra Centenário” foi lançado na noite desta terça-feira, 29. O projeto é promovido pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) e conta com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel).
O lançamento foi no auditório da Escola de Música, na avenida Conselheiro Furtado, e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e de professores e alunos da UFPA.
Livros, álbuns e documentário
O projeto vai lançar produtos artísticos do grande maestro paraense, como livros de partituras, álbuns de áudio e áudiovisual, documentário e website. “Altino era muito humano. Tinha um conteúdo genial. Ele viveu essa perspectiva, de fazer obras belíssimas. Fico feliz e honrado em estar neste momento”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Pesquisa
Toda a pesquisa para a construção do projeto é coordenada pelo professor Rômulo Queiroz e tem como base o projeto “Música e Edição: A Obra de Altino Pimenta”, de 2020. “Espero que esse novo projeto seja um marco. O objetivo é trazer a público as obras já conhecidas do maestro, assim como obras inéditas dele”, explicou o professor Rômulo Queiroz.
Ainda durante o lançamento, foram apresentados a identidade visual e o selo comemorativo do novo projeto. “É um prazer celebrarmos o início desse grande projeto. Ele reúne de modo interessante o que chamamos de pesquisa. Ele (Altino), para nós, é um grande professor e um grande maestro”, comentou Nelson José de Sousa, pró-reitor de extensão da UFPA.
Para Paulo Pimenta, filho do maestro, o trabalho realizado pela UFPA é uma forma de manter viva a memória do pai. “Agradecer por esse projeto da Universidade, resgatar e manter viva a memória de grandes compositores do estado, como meu pai”, destacou Paulo.
Prefeitura reforma Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta
A Prefeitura de Belém está reformando o Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta, localizado na avenida Doca de Souza Franco. O espaço municipal leva o nome do maestro e já avançou em mais de 40% das obras. Já foram feitos serviços em uma das arquibancadas, no teto e, atualmente, os trabalhos estão no piso.
O ginásio foi repassado para a Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio do Decreto 105.073, de 25 de agosto de 2022. O investimento no espaço foi orçado em R$ 3.534.949,57.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.