Educação

Professores da Rede Estadual do Pará Recebem Reconhecimento Internacional


 

O trabalho exemplar dos educadores da rede estadual de ensino do Pará tem ganhado destaque não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente, por suas contribuições significativas para a Educação. Com projetos inovadores e impactantes, esses profissionais têm deixado uma marca positiva na comunidade escolar, demonstrando o papel fundamental que desempenham no processo de aprendizagem dos estudantes e recebendo reconhecimento global.

Um desses destaques é a professora de Língua Portuguesa, Lília Melo, que em 2018 foi premiada com o “Professores do Brasil”, do Ministério da Educação, pelo seu projeto “Juventude Negra Periférica – Do Extermínio ao Protagonismo”. Esse projeto, desenvolvido com jovens do bairro Terra Firme, em Belém, levou Lília a se tornar a primeira mulher do Norte do país a representar a categoria de professores no Global Teacher Prize, conhecido como o Nobel da Educação.

Atualmente, Lília atua nos Complexos comunitários integrados ao programa TerPaz, nas Usinas da Paz dos bairros Jurunas, Guamá e Terra Firme, além de coordenar o Projeto “Que nem Maré”, que promove a expressão artística de crianças e jovens na Escola Estadual Fonte Viva e na Escola Placídia Cardoso, ambos em Belém. Sua participação na 10ª edição da Brazil Conference at Harvard & MIT, em Boston, EUA, demonstra seu compromisso em discutir a realidade educacional na Amazônia em âmbito internacional.

Outra educadora em destaque é a professora de Letras – Língua Inglesa, Mônica Freitas, que participou de diversos intercâmbios no exterior, incluindo na Universidade de Londres, em 2012, e na Temple University, nos EUA, em 2018. Em março de 2024, Mônica foi premiada pela embaixada dos Estados Unidos devido à sua contribuição para programas voltados para estudantes e professores da rede pública, como o programa Jovens Embaixadores e o Access for Teachers.

Já na região de Altamira, a professora de Língua Inglesa da Escola Estadual Professora Ducilla Almeida do Nascimento foi uma das selecionadas para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers) em 2022. Durante o intercâmbio, ela recebeu treinamento em metodologias de ensino e liderança, além de promover conexões internacionais com seus alunos para enriquecer o aprendizado do idioma.

Esses exemplos demonstram o comprometimento e a excelência dos professores da rede estadual de ensino do Pará. Além disso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está fortalecendo ainda mais a Educação com a criação dos Centros de Estudo de Línguas, oferecendo cursos de idiomas como preparação para eventos importantes, como a COP 30, e ampliando as oportunidades para toda a comunidade escolar.


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

3 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

3 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

3 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.