Compras Online na Black Friday – Procon Recomenda Evitar 78 Sites
A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) emitiu um alerta para os consumidores, listando 78 sites de compras online que devem ser evitados, dos quais 13 ainda estão ativos. Este aviso é particularmente relevante durante o período de promoções da Black Friday.
Esses sites foram adicionados à seção “Evite esses Sites” após procedimentos internos que incluíram pesquisa e tentativas de contato com as empresas reclamadas. As empresas listadas são aquelas que receberam reclamações, não responderam às notificações ou não resolveram os problemas dos consumidores. O órgão tenta várias vezes entrar em contato com a empresa, por e-mail, telefone e qualquer outro canal identificável, antes de adicionar o site à seção.
A lista completa dos sites pode ser encontrada no site oficial do Procon.
Orientações do Procon
O Procon aconselha os consumidores a verificar se o perfil ou o site tem reclamações antes de fazer uma compra. Um sinal de alerta é se a plataforma tem comentários de outros consumidores. Se não tiver, é importante desconfiar. Preços muito baixos também podem ser uma armadilha. Outra dica é dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.
Os consumidores também devem prestar atenção à maneira como chegam ao fornecedor. Não se deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes verificar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta.
Para fazer o pagamento com segurança, é fundamental sempre verificar os dados da empresa em boletos e a titularidade de contas para depósito, entre outras informações.