Presidente Lula faz discurso impactante na abertura da COP 28

O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da COP 28 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ressoa como um chamado urgente à ação. Ele destaca a necessidade de atitudes concretas para combater as mudanças climáticas e as desigualdades socioeconômicas.

A Urgência da Mudança Climática

Lula citou a queniana Wangari Maathai, vencedora do prêmio Nobel da Paz, que sintetizou o dilema da humanidade em sua relação com a natureza: “A geração que destrói o meio ambiente não é a geração que paga o preço”. Ele destacou que 2023 já é o ano mais quente dos últimos 125 mil anos e que a humanidade sofre com secas, enchentes e ondas de calor cada vez mais extremas e frequentes.

No Brasil, a Amazônia enfrenta uma das mais trágicas secas de sua história, enquanto o Sul do país sofre com tempestades e ciclones que deixam um rastro inédito de destruição e morte. O presidente Lula enfatizou que a ciência e a realidade mostram que a conta da mudança climática chegou antes do esperado.

A Necessidade de Atitudes Concretas

O Chefe de Estado criticou a falta de cumprimento dos acordos climáticos e a negligência das metas de redução de emissão de carbono. Ele também destacou a necessidade de auxílio financeiro aos países pobres e criticou os discursos eloquentes e vazios que não se traduzem em ações concretas.

Ele questionou o comprometimento dos líderes mundiais em salvar o planeta e apontou que, somente no ano passado, o mundo gastou mais de US$ 2 trilhões e 224 milhões de dólares em armas. Essa quantia poderia ser investida no combate à fome e no enfrentamento da mudança climática.

A Injustiça Climática

O presidente Lula destacou a injustiça climática, apontando que o 1% mais rico do planeta emite o mesmo volume de carbono que 66% da população mundial. Ele ressaltou que a conta da mudança climática chegou primeiro para as populações mais pobres, como os trabalhadores do campo e os moradores das periferias das grandes cidades.

O Compromisso do Brasil

Ele também afirmou que o Brasil está disposto a liderar pelo exemplo. Ele mencionou que o país ajustou suas metas climáticas, que são hoje mais ambiciosas do que as de muitos países desenvolvidos. Além disso, o Brasil reduziu drasticamente o desmatamento na Amazônia e tem planos de zerá-lo até 2030.

O discurso do presidente Lula na COP 28 é um chamado à ação. Ele destaca a urgência da mudança climática, a necessidade de atitudes concretas, a injustiça climática e o compromisso do Brasil em liderar pelo exemplo. É um lembrete de que todos nós temos um papel a desempenhar na luta contra as mudanças climáticas e as desigualdades socioeconômicas.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

4 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

4 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

4 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

5 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

5 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

17 horas ago

This website uses cookies.