A Prefeitura de Belém oferece à população mais uma ferramenta tecnológica para garantir a segurança na capital paraense: o Sistema Integrado de Videomonitoramento (SIM), inaugurado nesta quarta-feira, 25, funcionando nas dependências do Comando Geral da Guarda Municipal de Belém (GMB), responsável pela administração do novo sistema, que tem a função monitorar, em tempo real, os principais pontos da cidade por 24h.
Ao todo, 45 câmeras de vigilância, em Full HD, instaladas em diversos pontos da cidade, transmitem imagens ao vivo para a sala do SIM, onde guardas municipais acompanham o movimento, por meio de 16 monitores de Led, de 46 polegadas. Futuramente, a Prefeitura pretende expandir o número de câmeras em Belém.
“O videomonitoramento é uma ferramenta tecnológica muito utilizado no serviço de segurança pública. E, com esse sistema, o município demonstra a sua preocupação com os moradores da cidade e reforça um compromisso de gestão, desenvolver um projeto prioritário na área da segurança para atender a todos os cidadãos”, disse o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro. Ele informou, ainda, que com o SIM a Prefeitura visa fortalecer a segurança na cidade trabalhando de forma integrada com outros órgãos de segurança.
O start de funcionamento da sala de videomonitoramento foi realizado pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “Esse sistema tencológico é uma conquista da nossa cidade, um compromisso de governo”, declarou o prefeito durante a inauguração. Segundo ele, o espaço é uma conquista importante, pois além de ajudar a cidade na área da segurança, ainda vai servir de prova em processos judiciais.
Até concretizar a inauguração do SIM, a GMB realizou o levantamento dos pontos críticos da cidade para a implantação das câmeras, treinou os agentes para operá-las e adaptou o espaço dentro do Comando Geral para receber a estrutura da sala SIM.
Homenagem
A sala do Sistema Integrado de Videomonitoramento da Prefeitura de Belém recebeu o nome de Conceição Barbosa Chaves, que atuou como guarda municipal de Belém por dez anos. Falecida há mais de 20 anos, Conceição foi uma das protagonistas da primeira central de rádio da GBM.
Familiares da homenageada estiveram presentes na inauguração do espaço. “Ficamos emocionados ao ver que, após tantos anos da morte da minha irmã, ela ainda é lembrada na Guarda de Belém”, disse Socorro Chaves.
As margens do rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, vivem um momento de…
A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…
Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…
Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…
Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…
O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…
This website uses cookies.