A Estação das Docas, em Belém, foi palco da Conferência de Alto Nível sobre Segurança Humana e Justiça Climática, evento que visa contribuir para as discussões e decisões da Cúpula do Clima da ONU – COP 30. O evento, realizado na manhã desta segunda-feira (07) foi pautado pelo diálogo entre diferentes instituições e um dos principais objetivos das interações foi o fortalecimento de parcerias para a proteção de crianças e adolescentes , para a construção conjunta de protocolos e documentos voltados à garantia de direitos infantojuvenis.
Organizado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em parceria com o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Delito (COPLAD), a Conferência de Alto Nível sobre Segurança Humana e Justiça Climática contou com a participação de importantes conferencistas, incluindo representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), que discutiram sobre a urgência das questões climáticas e a necessidade de soluções sustentáveis para o bioma amazônico, especialmente no contexto da segurança humana e justiça climática, pauta central do evento.
Durante a conferência, ações em desenvolvimento pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência da Primeira Infância foram destaque. A titular da pasta Flávia Marçal, ressaltou que a implementação de um planejamento estratégico que beneficie crianças e adolescentes, não se restringe ao período da COP 30, mas já se consolida com o desenvolvimento de políticas públicas efetivas para esse público em Belém.
“É fundamental que a questão da segurança humana e da justiça climática seja debatida com urgência, pois ela impacta diretamente as futuras gerações, especialmente as crianças. Como gestora da Superintendência da Primeira Infância, acredito que a construção de um futuro sustentável e seguro para as nossas crianças depende de um compromisso coletivo com ações que promovam a justiça ambiental e a proteção das famílias mais vulneráveis. Este é o momento para unirmos esforços, garantir políticas públicas que integrem a proteção infantil com a responsabilidade ambiental e assegurar que nossas crianças cresçam em um mundo que respeite, tanto os seus direitos quanto o nosso planeta”, enfatizou Flávia Marçal.
Outro destaque na programação da conferência foi a adesão da Prefeitura de Belém ao Pacto da Infância e Juventude. O compromisso, firmado pelo prefeito Igor Normando, já está sendo integrado ao planejamento estratégico da juventude e reforça o compromisso do município com a proteção e o bem-estar das futuras gerações.
A conferência é considerada um marco importante para o estabelecimento de um diálogo interdisciplinar entre diversos setores e a sociedade civil, com o propósito de garantir que as soluções climáticas também considerem as questões sociais, culturais e de direitos humanos, principalmente no contexto da Amazônia.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.