Vencer obstáculos e comemorar conquistas tornou-se parte do cotidiano de Wilke Lima, servidor público que recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) há seis meses. Mesmo com o diagnóstico tardio, Wilke passou a enxergar a vida de uma maneira diferente, compreendendo melhor a realidade ao seu redor.
“É importante entender que nem todos são iguais, cada pessoa tem suas especificidades, e os autistas têm suas peculiaridades, mas isso não os torna incapazes de se desenvolver, de seguir uma carreira profissional”, ressaltou Lima.
O servidor público conta que, antes do diagnóstico, não compreendia por que não conseguia realizar certas atividades. No entanto, hoje ele reconhece suas limitações e celebra cada conquista. “Algumas situações eram muito difíceis para mim, geravam conflitos internos. Por exemplo, tinha dificuldade para dirigir, algo que algumas pessoas podem considerar trivial. Mas, ao superar esses obstáculos e conquistar minha formação superior, me tornar o profissional que sou, sempre buscando conhecimento, minha qualidade de vida melhorou significativamente”, afirmou.
Jeane Pereira, pedagoga e vice-diretora da EMEIF Tancredo de Almeida Neves, destaca a importância de um diagnóstico precoce para o desenvolvimento da criança que apresenta sinais como desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não verbal. “Se uma criança apresenta características do Transtorno do Espectro Autista, é essencial buscar avaliação médica. Hoje em dia, as escolas muitas vezes identificam essas características e alertam as famílias, mas o caminho correto é buscar uma avaliação médica, geralmente realizada por neurologistas, neuropediatras ou psiquiatras. Felizmente, há uma maior facilidade de acesso a esses especialistas e ao diagnóstico, inclusive através do SUS”, pontuou.
A especialista ressalta a importância da conscientização. “O que queremos destacar neste dia é a importância da conscientização, cuidado e trabalho contínuo, porque essas crianças podem se desenvolver, ganhar autonomia, entrar no mercado de trabalho no futuro. Elas podem aprender a ler, escrever, algumas podem não conseguir, mas ainda assim podem alcançar uma certa independência e desenvolver-se dentro de suas limitações”, enfatizou.
Programação Especial
Com o objetivo de informar, promover a inclusão e o respeito às pessoas com TEA, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, em 2 de abril. Foram realizadas caminhadas e rodas de conversa com alunos da rede municipal de ensino, comunidade escolar e sociedade.
A Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Raimundo de Oliveira, na zona rural do município, realizou sua 7ª edição da Caminhada em referência ao Dia do Autismo. A diretora da escola, Elizangela Sandes, destacou a importância dessa ação. “Esta caminhada representa o carinho e a atenção que a escola dedica aos alunos autistas e suas famílias. Reforça também o compromisso da comunidade em garantir o respeito e a inclusão das pessoas com TEA”, disse Sandes.
A escola atende 15 alunos com TEA, que participam das aulas em salas regulares e recebem atendimento na sala de recurso multifuncional em contraturno.
À tarde, a EMEIF Tancredo de Almeida Neves, localizada no centro da cidade, juntamente com outras escolas, realizou uma caminhada com alunos, professores, familiares e membros da comunidade em frente ao lago da Prefeitura, levando cartazes e balões azuis com mensagens de respeito e inclusão às pessoas com TEA. Após a caminhada, ocorreu uma roda de conversa com especialistas, pais de alunos autistas e membros da comunidade escolar, seguida de apresentações artísticas.
Na quarta-feira (03), a programação continuou com uma caminhada que reuniu servidores, pais e alunos do Nei Edson Pedro da Silva. No percurso, as cores e os sorrisos tornaram o momento especial. O evento abordou a luta pela inclusão e conscientização da população sobre o TEA.
No encerramento, profissionais da educação e pais compartilharam suas experiências com as crianças por meio da Rede de Apoio no Município. “Meu filho enfrentava rejeição até mesmo dentro de nossa própria família, mas a escola ofereceu o que não encontrávamos em outro lugar. Com muito amor e respeito, nosso filho progrediu significativamente. Não temos palavras para agradecer”, declarou Ana Silva, mãe de Nicolas, aluno com TEA.
Atendimento às Pessoas com TEA
As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) recebem atendimento da Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que oferece uma Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. A equipe do SUS disponibiliza atendimento integral, desde a consulta para investigação do diagnóstico até terapias multidisciplinares, conforme necessário.
O SUS possui convênios com clínicas que prestam serviços terceirizados, como o Centro TEA, que atende crianças de 02 a 13 anos e 11 meses.
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) conta com uma equipe multiprofissional no Centro de Atendimento Educacional Especializado Viver e Conviver. O objetivo é garantir Atendimento Educacional Especializado aos alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.
Para os pacientes encaminhados ao Centro Transtorno do Espectro Autista (TEA), é oferecido atendimento multiprofissional, incluindo psicologia, musicoterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia e educação física. Cada paciente recebe um plano terapêutico individualizado, levando em consideração suas necessidades específicas.
Atualmente, são atendidas 340 pessoas com TEA na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, além de alunos no Centro de Atendimento Educacional Especializado Viver e Conviver.