Prefeitura de Belém Se Mobiliza para Alcançar Metas da Agenda 2030 da ONU


A Prefeitura de Belém intensifica seus esforços para identificar e implementar ações alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta segunda-feira, 24, gestores de diversos órgãos municipais participaram da oficina “Diálogos Agenda 2030, ODS em Belém: herança do povo, patrimônio do mundo”, realizada no auditório do Palácio Antônio Lemos.

Parceria com o PNUD

A oficina, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi conduzida por Kassya Fernandes, coordenadora de projetos do PNUD em Belém. O objetivo é elaborar um relatório voluntário local que mapeará as ações já realizadas pela prefeitura em consonância com a Agenda 2030.

Contribuição Técnica

“Queremos contribuir tecnicamente para que a prefeitura de Belém reconheça as ações que já estão em andamento, alinhadas aos ODS, através de seus programas e áreas prioritárias,” explicou Kassya Fernandes. “Belém possui muitas estratégias sociais, ambientais e econômicas que dialogam com a Agenda 2030.”

Elaboração do Relatório Voluntário

Um dos principais resultados da oficina será a criação do relatório voluntário local, que precede a Conferência Municipal de Mudanças Climáticas de Belém. Este documento também servirá como preparação para a 30ª Conferência Climática da ONU, programada para novembro de 2025 em Belém.

Ações Já Implementadas

Jurandir Novaes, Secretária Municipal de Administração, destacou algumas das ações já implementadas pela prefeitura que contribuem para a Agenda 2030. “A adoção da energia solar, políticas de empregabilidade que combinam gênero, etnia e raça, projetos urbanos inclusivos e iniciativas educacionais ampliadas são alguns exemplos,” afirmou. “O cumprimento desses objetivos exige uma abordagem integrada e colaborativa entre diferentes políticas.”

Importância da Agenda 2030

Adotada em 2015 pelos países-membros da ONU, a Agenda 2030 é um apelo universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos até 2030. O PNUD, presente em 170 países, trabalha para erradicar a pobreza, reduzir desigualdades e construir resiliência, promovendo o desenvolvimento sustentável.

Avanços em Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressaltou os esforços da cidade para transformar os ODS em realidade através de políticas públicas eficazes. “Por exemplo, é essencial manejar as enchentes e evitar alagamentos com pavimentação adequada que permita o ciclo integral da água, prevenindo a impermeabilização do solo,” explicou. “Além disso, o desenvolvimento sustentável não é possível sem políticas sociais. O programa Bora Belém é um exemplo de sustentabilidade, pois combate a fome, miséria e pobreza, que são os primeiros objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Combater a fome é uma obrigação do Estado.”

Belém está comprometida em avançar no caminho certo, integrando políticas públicas que garantam a concretização dos ODS e promovam um futuro sustentável para todos.