Geral

Prefeitura de Belém Promove Programação para Fortalecer Políticas Afirmativas dos Povos Originários

 

Durante o mês de abril, dedicado à luta pelos direitos dos povos originários, a Prefeitura de Belém preparou uma programação diversificada e descentralizada para celebrar o Abril Indígena. A Coordenadoria de Educação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados (Ceeiir), ligada à Secretaria Municipal de Educação (Semec), organizou a Jornada de Valorização das Culturas Indígenas, sob o tema “Existência e Resistências Indígenas Urbanas”, de 15 a 19 deste mês.

A coordenadora da Ceeiir, Núbia Alencar, destaca que a iniciativa visa promover o diálogo e a troca de experiências para dar visibilidade às culturas indígenas, contribuindo para uma educação democrática, antirracista e antixenofóbica.

A programação inclui uma série de atividades. No dia 15, os estudantes indígenas terão a oportunidade de assistir ao longa-metragem “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” no Cine Líbero Luxardo, às 9h30. Na mesma data, na Escola Municipal de Artes de Belém (Emab), ocorrerá uma instalação artístico-literária, contação de histórias, grafismo indígena e roda de conversa para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Honorato Filgueiras, a partir das 9h.

No dia 16, às 9h, a conversa será sobre educação indígena para crianças na Unidade de Educação Infantil (UEI) Santa Rosa. Além disso, até o dia 19, as escolas da rede municipal de educação visitarão a exposição Nhee-porã no Museu Emílio Goeldi.

Um dos destaques da programação é o projeto literário “Somos Todos Iguais Nesta Aldeia!”, que terá início às 9h do dia 18 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Heloísa Castro, no bairro do Tapanã. O projeto contará com a apresentação da embaixadora das Infâncias, Heliana Barriga, e do GT de Artes com literatura, teatro e dança no Anexo Escolar Amigos Solidários.

No dia seguinte, 19, haverá um acolhimento especial com a coordenadora da Ceeiir, Núbia Alencar, e uma palestra com Jhonny Rivas, Heliana Barriga e GT de Artes, seguida por diversas atividades culturais na quadra da escola, como arte, cultura, feira de artesanatos e praça de alimentação. O encerramento na Maria Heloísa está previsto para o dia 2 de maio, às 15h, com uma apresentação musical de Nilson Chaves e um desfile de jovens Warao.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.