Durante o mês de abril, dedicado à luta pelos direitos dos povos originários, a Prefeitura de Belém preparou uma programação diversificada e descentralizada para celebrar o Abril Indígena. A Coordenadoria de Educação Escolar dos Indígenas, Imigrantes e Refugiados (Ceeiir), ligada à Secretaria Municipal de Educação (Semec), organizou a Jornada de Valorização das Culturas Indígenas, sob o tema “Existência e Resistências Indígenas Urbanas”, de 15 a 19 deste mês.
A coordenadora da Ceeiir, Núbia Alencar, destaca que a iniciativa visa promover o diálogo e a troca de experiências para dar visibilidade às culturas indígenas, contribuindo para uma educação democrática, antirracista e antixenofóbica.
A programação inclui uma série de atividades. No dia 15, os estudantes indígenas terão a oportunidade de assistir ao longa-metragem “Ainbo – A Guerreira da Amazônia” no Cine Líbero Luxardo, às 9h30. Na mesma data, na Escola Municipal de Artes de Belém (Emab), ocorrerá uma instalação artístico-literária, contação de histórias, grafismo indígena e roda de conversa para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Honorato Filgueiras, a partir das 9h.
No dia 16, às 9h, a conversa será sobre educação indígena para crianças na Unidade de Educação Infantil (UEI) Santa Rosa. Além disso, até o dia 19, as escolas da rede municipal de educação visitarão a exposição Nhee-porã no Museu Emílio Goeldi.
Um dos destaques da programação é o projeto literário “Somos Todos Iguais Nesta Aldeia!”, que terá início às 9h do dia 18 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Heloísa Castro, no bairro do Tapanã. O projeto contará com a apresentação da embaixadora das Infâncias, Heliana Barriga, e do GT de Artes com literatura, teatro e dança no Anexo Escolar Amigos Solidários.
No dia seguinte, 19, haverá um acolhimento especial com a coordenadora da Ceeiir, Núbia Alencar, e uma palestra com Jhonny Rivas, Heliana Barriga e GT de Artes, seguida por diversas atividades culturais na quadra da escola, como arte, cultura, feira de artesanatos e praça de alimentação. O encerramento na Maria Heloísa está previsto para o dia 2 de maio, às 15h, com uma apresentação musical de Nilson Chaves e um desfile de jovens Warao.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.