Geral

Prefeitura de Belém promove educação ambiental para moradores do Residencial Maracá


Ouvir a população e orientar sobre os prejuízos do descarte irregular de lixopara promover uma consciência crítica sobre sustentabilidade. Esse é o principal objetivo do trabalho de educação ambiental que a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) realizou, nesta quarta-feira (12), no Distrito de Icoaraci. O alvo da ação foram os cerca de 2.800 moradores do Residencial Maracá, situado no bairro Maracacuera.

Descarte na rua

Vinte educadores ambientais do Departamento de Resíduos Sólidos (DRES) da Sezel visitaram todos os 552 apartamentosdo Residencial Maracá. O local, atualmente, conta com apenas dois contêineres para armazenar os resíduos domésticosde todos os imóveis. A quantidade é insuficientee o lixo se espalha pelas ruas do conjuntoe a maioria dos moradores descarta osresíduos às margens da Estrada de Outeiro, de onde é recolhido todos os dias pelo caminhão coletor.

A dona de casa Rosangela Marcelino, que mora no há mais de dois anos no local, parabenizou a iniciativa da prefeitura. “Porque é a primeira vez que vejo a prefeitura tomar a iniciativa de vir até aqui pra saber das nossas necessidades. Sim, nós precisamos de mais contêineres, mas os moradores precisam ter essa orientação que os técnicos deram de levar o lixo pra fora dos apartamentos na hora certa e não jogar na ruapros cachorros rasgarem os sacos e espalharem tudo pelas ruas”, disse.

Proposta contra o descarte irregular

Após ouvir os relatos dos moradores, foi proposta à comunidade a instalação de seis contêineres com capacidade de 750 litros cada um, para armazenar os resíduos em locais estratégicos do residencial. A reivindicação será encaminhada à Sezel para as devidas providências. “Esse trabalho educativo orienta para que a população não descarte de forma irregular os resíduos, mas é uma forma da prefeitura vir aonde o povo está e ouvir as suas reais demandas”, explicou o professor Haroldo Seixas, coordenador de Educação Ambiental do DRES.

A próxima ação será sábado (15) na feira do bairro da Terra Firme na avenida Celso Malcher. “É fundamental que a administração municipal realize esse trabalho educativo e preventivo para que a população passe a produzir menos resíduos sólidos, mas também orientar o descarte correto. Vamos fazer a nossa parte, oportunizando infraestrutura necessária para o armazenamento dos resíduos, mas a colaboração dos cidadãos é fundamental para zelarmos pela limpeza da cidade”, destacou a secretária de Zeladoria e Conservação Urbana, Thayta Martins.


News

Recent Posts

Por que o estômago faz barulho quando temos fome?

Se você já passou por aquele momento embaraçoso em que seu estômago começa a fazer…

22 horas ago

3 etapas para um arroz carreteiro de respeito

O arroz carreteiro é um prato tradicional da culinária brasileira, originado dos tropeiros e carreteiros…

22 horas ago

Semana de Moda Amazônica no Pátio Belém enfoca moda autoral e práticas sustentáveis

Coletivos indígenas e marajoaras, estilistas locais, novos criativos, além de estudantes de Moda e de…

1 dia ago

Ministério da Saúde: Caravana da Saúde percorre 27 municípios de 16 estados para controlar a dengue

O Ministério da Saúde concluiu mais uma semana da Caravana da Saúde, que percorreu 27…

1 dia ago

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A Presidente da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAGOMINAS, COOPERURAIM, inscrita sob…

2 dias ago

3 maneiras diferentes de fazer cheesecake em casa

O cheesecake é uma sobremesa clássica, conhecida por sua cremosidade e sabor irresistível. Ele pode…

2 dias ago

This website uses cookies.