Nesta quarta-feira (26), a embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernandez-Palacios, visita Belém para o lançamento de dois importantes projetos da Prefeitura de Belém, parte da iniciativa LAIF City Life: o Projeto de Valorização Socioambiental da Bacia do Ariri e o projeto “Caminhos Fluviais: Conectando pelas Águas”.
O evento ocorrerá no miniauditório do Palácio Antônio Lemos às 14h30, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Brito Rodrigues; da embaixadora da Espanha, Maria del Mar Fernandez-Palacios; Blanca Rodriguez Torrego, responsável pelos programas da Cooperação Espanhola para o Cone Sul; Ivanise Gasparim, secretária municipal de Saneamento; Ana Valéria Borges, superintendente de Mobilidade Urbana; Laís Viggiano, coordenadora-geral da UGP-Prommaf; Cláudio Arroyo, secretário municipal de Gestão e Planejamento; e Luiz Arnaldo Campos, coordenador de Relações Internacionais de Belém e responsável administrativo pelos projetos.
Os projetos fazem parte da iniciativa LAIF City Life, promovida pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e financiada pela União Europeia. A negociação e elaboração dos projetos envolveram várias coordenadorias da Prefeitura, incluindo Relações Internacionais, Projetos Especiais, Semob, Sesan, Semma e Segep.
Coordenado por Fernando Pinho, da Diretoria de Transportes/Semob, o projeto visa melhorar a mobilidade da população de Belém, especialmente das ilhas, facilitando o acesso dos residentes aos serviços públicos na área continental através de uma rede de integração intermodal (barco-ônibus). Esta fase do projeto, com investimento de 287 mil euros, prevê estudos e projetos para a futura implantação da ligação fluvial Ilha de Mosqueiro-Icoaraci-Ver-o-Peso, incluindo a adequação dos terminais hidroviários de Mosqueiro, Icoaraci e Ver-o-Peso.
Sob a coordenação de Laís Viggiano, da Coordenadoria de Projetos Especiais (CPE) e atual coordenadora do Programa de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Mata Fome (Prommaf), o projeto busca realizar estudos e levantamentos para promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região da bacia do Ariri. Com um investimento de 180 mil euros, o projeto visa melhorar a infraestrutura, como estradas e sistemas de saneamento, além de reabilitar nascentes e áreas verdes, beneficiando diretamente cerca de 470 famílias em áreas de risco.
Os projetos visam romper com o histórico de ocupação desordenada e desmatamento em áreas de várzea, mitigando problemas socioambientais futuros. A iniciativa também prevê a criação de espaços públicos, parques lineares e a integração intermunicipal, reduzindo a vulnerabilidade das cidades às inundações e aos efeitos das mudanças climáticas.
O LAIF City Life apoia governos locais na identificação e formulação de projetos urbanos, fornecendo recursos para estudos técnicos que apoiem o financiamento subsequente de sua implementação. Esta iniciativa da Aecid e da União Europeia visa tornar as cidades latino-americanas mais habitáveis e sustentáveis, melhorando espaços públicos, infraestrutura urbana e moradia, além de fortalecer a gestão municipal.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.