A Prefeitura de Belém realizou nesta terça-feira, 28, uma visita técnica às obras do Parque São Joaquim, na bacia do Una, localizada no bairro de Val-De-Cães. A iniciativa, executada em parceria com a Itaipu Binacional, está transformando a área do Igarapé São Joaquim em um espaço de lazer e bem-estar para mais de 300 mil famílias. Além de combater alagamentos, o projeto promove melhorias significativas na infraestrutura local, refletindo o compromisso da cidade com a sustentabilidade no ano em Belém sediará a COP-30.
O prefeito Igor Normando, acompanhado do vice-prefeito, Cássio Andrade; do secretário municipal de Urbanismo, Euler Sizo; da secretária de Saneamento (Sesan), Thayta Martins, e de representantes da Itaipu Binacional, esteve no local para fiscalizar o andamento da obra. Durante a visita técnica, a equipe reforçou a importância da execução no prazo e destacou as medidas adotadas para garantir o cumprimento do cronograma e a qualidade das intervenções.
O investimento total nesta primeira etapa da obra é de R$ 165 milhões. A primeira fase, que abrange 720 metros, está prevista para ser entregue até outubro deste ano. As intervenções incluem macrodrenagem, reurbanização das vias, construção de ciclovias, passarelas e quiosques, além de ajustes nas encostas e drenagem do igarapé.
O prefeito Igor Normando destacou o esforço da gestão atual em retomar e acelerar as obras, que apresentavam apenas 5% de conclusão. “Estamos tomando medidas rigorosas, incluindo a instalação de câmeras para monitorar o avanço das obras. Não vamos permitir que a população seja prejudicada. Esta é uma obra para a COP-30, mas, acima de tudo, é uma conquista para o povo de Belém, que terá um espaço de lazer e moradias livres de alagamentos”, ressaltou.
Com foco na sustentabilidade e na qualidade de vida dos moradores, o projeto é um marco para os bairros de Val-de-Cães, Sacramenta, Barreiro e Telégrafo, que serão diretamente beneficiados.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Euler Sizo, a proposta vai além da infraestrutura, garantindo acessibilidade e incentivando o lazer na área.
“Essa etapa inclui passarelas que conectam os dois lados do igarapé e o urbano, como quiosques e ciclovias. Tudo foi pensado para transformar essa área em um espaço integrado e funcional para a população”, afirmou.
Representando a Itaipu Binacional, Rafael Santos destacou a importância da obra para a COP-30 e o compromisso com a execução dentro do prazo. “Estamos acompanhando mensalmente as obras para garantir o cronograma e deixar um legado significativo para a cidade. Essa etapa contempla drenagem, limpeza do córrego, adequação das encostas e construção de passarelas”, explicou. Ele também reforçou que a fiscalização contínua busca assegurar que os recursos sejam utilizados de forma eficiente.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.